CONTABILIDADE APLICADA
Monografias: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claurs • 22/4/2014 • 2.728 Palavras (11 Páginas) • 324 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ISE-BOVESPA......................................................................................................5
2.2 VANTAGENS PARA A EMPRESA QUE INTEGRAR...........................................5
2.3 QUANTIDADE DE EMPRESAS INTEGRANTES ATUALMENTE........................5
3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.................................................................6
3.1 CONTRIBUIÇÕES PARA A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PUBLICAS.......6
4 AGRONEGÓCIO,CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR............................6
4.1 A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO....................................................................7
4.2 A EXPANSÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.............................................................8
4.3 A EXPANSÃO DO TERCEIRO SETOR...............................................................8
5 AS OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.......................................................................................................9
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Mas é de grande importância que as empresas não se atentem somente com a rentabilidade de seus produtos, mas que se preocupem igualmente com o impacto que o desenvolvimento de seus serviços ou produtos provoca na comunidade e no meio ambiente.
Na busca do desenvolvimento sustentável vários métodos, índices, selos de qualidade e fundos de investimento, conhecidos como “certificados verdes”, vem sendo criados para estimular as empresas a adaptarem-se e manterem-se nesta nova prerrogativa de desenvolvimento.
Em meio à criação de diversos investimentos socialmente responsáveis, a BOVESPA, em conjunto com várias instituições decidiu unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade pode ser aplicada a todas as entidades econômico-administrativas. Aplica-se tanto às sociedades mercantis como as sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem fins lucrativos. Ressalte-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas ou pessoa natural. Tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Com o aumento constante da população mundial, a mudança no modo de pensar do consumidor e os avanços tecnológicos, aspectos como preservação do meio ambiente e responsabilidade social têm chamado a atenção de empresários, investidores e da sociedade em geral. Essas relações tornaram-se uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial, sem falar do lado ético e humano da responsabilidade social. Os empresários já despertaram para o fato de que obter grandes lucros, à custa da exploração dos empregados, da destruição do meio ambiente e do desprezo por uma parcela considerável da sociedade pode acabar gerando prejuízos a médio e longo prazos.
2.1 ISE-BOVESPA
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O Índice é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa.
2.2 VANTAGENS PARA A EMPRESA QUE INTEGRAR
As vantagens de integrar o índice são muitas, tanto por parte das empresas selecionadas que ganham o status de referência no assunto em seu setor de atuação, agregando valor a sua marca; quanto aos investidores os quais se beneficiam na medida em que o ISE exige um grau elevado de qualidade de Governança Coorporativa, o que garante a certeza de um investimento mais seguro.
2.3 QUANTIDADE DE EMPRESAS INTEGRANTES ATUALMENTE
Reúne 32 empresas, cujas ações estão entre as 150 mais negociadas na Bovespa, que se destacam pela sua atuação na área de responsabilidade social e ambiental, medidas por meio de questionário e avaliação realizada pela Bovespa de acordo com os critérios: economicamente viável socialmente justa e ambientalmente sustentável. Cada vez mais, empresas dos mais variados segmentos buscam fazer parte deste índice. A proposta do artigo destina-se a avaliar como os consumidores reagem à participação das empresas no ISE, quais são os reflexos para a imagem da organização, segundo a visão
...