CONTABILIDADE APLICADA
Monografias: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronivon.pc • 6/10/2014 • 2.969 Palavras (12 Páginas) • 236 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL............................................ 4
2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL................................................................6
2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR.........................7
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
4 REFERÊNCIAS......................................................................................................14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
As vantagens para as empresas que participam do ISE-BOVESPA são claras e ter sua carteira teórica de ações listadas dentre as melhores práticas em sustentabilidade trás grandes benefícios.
Esse índice se destaca dentre seus pares por ter um processo coletivo de aperfeiçoamento da sua principal ferramenta de avaliação das empresas, que é o questionário-base, seja por meio da consulta e audiência pública, das oficinas e outras formas de aprimoramento e revisão do questionário.
Veremos como a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe mais transparência para a Gestão Pública, estabelecendo metas e diretrizes para os gastos públicos. Isso permite que o governante consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que possam surgir no meio do caminho.
Discorreremos sobre a expansão do agronegócio, construção civil e terceiro setor, e as oportunidades de atuação dos profissionais de contabilidade nessas diversas áreas econômicas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O QUE É O ISE-BOVESPA?
É um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em sustentabilidade.
Este índice busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
Entidades discutem com BM&FBOVESPA a criação de um índice composto somente por ações de empresas que se destacam em responsabilidade social sustentabilidade, inspirado nas experiências internacionais.
A BM&FBOVESPA decide que, dadas as características especiais desse indicador, ele seria o resultado de um trabalho conjunto entre a Bolsa e um grupo de entidades formada por representantes da BM&FBOVESPA, Associações, ONGs.
Composto por até 40 empresas selecionadas entre as Emissoras das 200 ações mais líquidas na BM&FBOVESPA:
•Participação voluntária
•Carteira revista anualmente
•Metodologia se baseia em questionário e envio de evidências
•Elaborado por meio de processo participativo
•Vigência 1º de Janeiro a 31 de Dezembro
Em 2010, quando foram definidos os objetivos estratégicos do ISE para um horizonte de cinco anos, o Conselho Deliberativo do ISE (CISE), a BM&FBOVESPA e o GVces se comprometeram, entre ou¬tros, a trabalhar para aumentar o número de empresas participantes no processo, incrementar o volume de recursos investidos e produtos vinculados ao índice, e torná-lo um benchmark de investimentos sustentáveis e responsáveis. Esses objetivos foram definidos a partir de uma série de diálogos realizados com os principais stakeholders do índice e, para alcançá-los, a BM&FBOVESPA encomendou este estudo, a fim de ampliar a participação das empresas e aumentar o engajamento dos investidores.
Neste percurso, torna-se cada vez mais claro para as empresas o benefício de ser parte deste processo. O ISE destaca-se dentre seus pares por ter um processo coletivo de aperfeiçoamento da sua principal ferramenta de avaliação das empresas, que é o questionário-base, seja por meio da consulta e audiência pública,
...