CONTABILIDADE BASICA
Monografias: CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CODEWILLIAN • 7/11/2014 • 2.081 Palavras (9 Páginas) • 403 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução ...........................................................................................................04
Etapa 1 - Conceito, Objetivos, Usuários e Importância da Contabilidade no âmbito Empresarial
1.1 O que é Contabilidade? ................................................................................05
1.2 Quais os Objetivos da Contabilidade?..........................................................06
1.3 Quem são os Usuários da Contabilidade?.....................................................07
1.4 A Importância da Contabilidade para Empresa ...........................................08
Etapa 2
Patrimônio / Balanço Patrimonial ......................................................................09
Etapa 3
Atividades – Balanço Patrimonial ......................................................................11
Etapa 4 - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – Definição e Atividade
4.1Definição da DRE ..........................................................................................12
4.2 Atividades .....................................................................................................13
Referências Bibliográficas ..................................................................................14
INTRODUÇÃO
A contabilidade surgiu em uma época muito antiga. Na Bíblia encontramos registros de controles quantitativos como nas histórias de Jacó e seu sogro Labão e na história de Jô, onde temos a menção sobre suas riquezas.
Apesar disso, não podemos dizer com precisão a data em que de seu nascimento. Porém, basta saber que a contabilidade nasceu em uma época em que já se exigia uma maneira mais organizada e científica de se controlar o patrimônio.
No Brasil, a criação da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, no ano de 1902, privilegiou a adoção dos critérios da Escola Européia de Contabilidade, mas foi a partir da criação da Faculdade de Economia e Administração – FEA, da USP, em 1946, e o surgimento das empresas multinacionais anglo-americanas na esfera da economia brasileira, que os critérios da Escola Contábil Americana começaram a prevalecer em nosso país.
O Brasil atualmente adota as Normas Internacionais de Contabilidade conhecidas como IFRS (sigla americana para Internacional Financial Reporting Standard).
A contabilidade é um importante instrumento que auxilia os gestores no processo decisório das organizações. Decisões sobre produção, marketing, investimentos, financiamentos e custos dependem da contabilidade.
Atualmente, a contabilidade é uma áreas que mais oferecem oportunidade de atuação profissional, principalmente por seu amplo leque de opções.
Etapa 1 – Conceito, Objetivos, Usuários e Importância da Contabilidade no âmbito Empresarial
1.1 O que é Contabilidade?
Segundo Fahl e Marion, contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Ribeiro trás uma definição mais simplificada. Para ele a Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das Empresas, entendendo que Patrimônio tudo aquilo que compõe, envolve a empresa (dinheiro, bens móveis e imóveis, etc) e Empresa uma unidade de produção resultante da combinação de três fatores: natureza, trabalho e capital.
De modo geral, ainda existe uma dificuldade em classificar a contabilidade. Ludícius e Marion a trazem a seguinte definição: “a contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera o fenômeno patrimonial, no entanto, ela utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.”
Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte. No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
Independente de sua classificação, a contabilidade, seja ela arte ou ciência, tem adquirido cada vez mais importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
1.2. Quais os Objetivos da Contabilidade?
Para o autor Osni Moura Ribeiro, a principal finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
Segundo Almeida, a contabilidade tem como principal objetivo coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações acerca dos negócios das companhias.
É incumbência da contabilidade a emissão dos seguintes relatórios:
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
- Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Demosntração do Valor Adicionado e
-
...