TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORROSÃO

Tese: CORROSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

– O que é corrosão? – Fatores que influenciam a corrosão.

O tipo de ação do meio corrosivo sobre o material é classificado em: Eletroquímica, Química e Eletrolítica. Sendo a corrosão Eletroquímica a mais presente na natureza e caracterizam-se por:

• Necessariamente na presença de água no estado líquido;

• Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente;

• Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica.

Principais Meios Corrosivos e Respectivos Eletrólitos:

- Atmosfera: o ar contém umidade, sais em suspensão, gases industriais, poeira,etc. O eletrólito constitui-se da água que condensa na superfície metálica, napresença de sais ou gases presentes no ambiente. Outros constituintes como poeirae poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo;

- Solos: os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solosapresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-seprincipalmente da água com sais dissolvidos;

- Águas naturais (rios, lagos e do subsolo): estas águas podem conter saisminerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, bactérias, poluentesdiversos e gases dissolvidos. O eletrólito constitui-se principalmente da água comsais dissolvidos. Os outros constituintes podem acelerar o processo corrosivo;

- Água do mar: estas águas contêm uma quantidade apreciável de sais. Umaanálise da água do mar apresenta em média os seguintes constituintes em gramaspor litro de água:

- Produtos químicos: os produtos químicos, desde que em contato com água ou com umidade e formem um eletrólito, podem provocar corrosão eletroquímica.

Eletrólitos condutor: Solução aquosa contendo íons que transportam a corrente elétrica do anodo para o cátodo.

A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a modificações químicas e eletrônicas que ocorrem por reações com o meio ambiente. Torna o material suscetível de romper por algum outro mecanismo.

Ferrugem = Óxido hidratado de ferro.

Corrosão Galvânica: Quando dois materiais metálicos com diferente potencial estão em contato em presença de um eletrólito, ocorre uma diferença de potencial e a consequente transferência de elétrons. Tem-se então o tipo de corrosão chamado corrosão galvânica, que resulta do acoplamento de materiais metálicos dissimilares imersos em um eletrólito, causando uma transferência de carga elétrica de um para outro, por terem potenciais elétricos diferentes. Ela se caracteriza por apresentar corrosão localizada, próximo à região do acoplamento, ocasionando profundas perfurações no material metálico que funciona como ânodo.

Quando materiais metálicos de potenciais elétricos diversos estão em contato, a corrosão do material metálico que funciona como anodo é muito mais acentuada que a corrosão isolada desse material sob a ação do mesmo meio corrosivo. A corrosão do material que funciona como catodo é muito baixa e acentuadamente menor que a que ocorre quando o material sofre corrosão isolada.

Terá também grande influência a relação entre as áreas catódica e anódica. A relação deverá ser a menor possível a fim de se obter um desgaste menor e mais uniforme na área anódica.

Outro aspecto importante é a presença de íons metálicos no eletrólito, quando estes íons forem de materiais mais catódicos que outros materiais onde venham haver contato, poderá ocorrer corrosão devido a redução dos íons do meio com a consequente oxidação do metal do equipamento ou instalação.

Corrosão Uniforme: Se processa de modo uniforme em toda superfícieatacada. Esta forma é comum em metais que não formam películas protetoras, como resultado do ataque.

A corrosão generalizada é caracterizada pela corrosão de toda a superfície do metal exposto a um determinado meio, resultando uma diminuição gradativa de espessura. Ela em consequência de múltiplas células de corrosão distribuídas na superfície do metal, ou seja, áreas anódicas e catódicas distribuídas aleatoriamente. A razão disto é a existência na superfície metálica de uma grande heterogeneidade, seja por razões estruturais, seja pela presença de impurezas, incrustações ou fases distintas.Exemplos:

São exemplos de corrosão generalizada:

- zinco e ferro em soluções ácidas,

- alumínio em soluçõe alcalinas,

- corrosão atmosférica do cobre, do aço carbono e do aço aclimável

Avaliação:

A avaliação do grau de corrosão generalizada pode ser feita através de ensaios de perda de massa ou espessura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com