CORROSÃO
Artigo: CORROSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vbandrade • 17/10/2014 • 686 Palavras (3 Páginas) • 573 Visualizações
6 - Por que as tubulações totalmente enterradas sofrem corrosão por aeração diferencial?
A corrosão irá atacar uma região metálica que está em contato com um meio onde a concentração de oxigênio é menor que nas regiões vizinhas. As tubulações enterradas podem atravessar solos de diferentes composições, apresentando vários níveis de aeração e permeabilidade. Estudos indicam que os solos argilosos são mais corrosivos que os solos arenosos.
7 - Além da aeração diferencial dos solos, as variações de resistividade elétrica também favorecem a formação de pilhas de corrosão. Como funciona esse processo?
A resistividade elétrica é a oposição do material ao fluxo de corrente elétrica, quanto menor a resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica. A resistividade elétrica do solo é um dos fatores mais importantes no processo corrosivo dos metais enterrados, pois quanto mais baixo seu valor, mais facilmente funcionam as pilhas de corrosão e maior fluxo de correntes parasitas é permitido.
8 - Em algumas tubulações onde a deposição de partículas sólidas e frequente, pode ocorrer um caso particular de corrosão por aeração diferencial conhecido como corrosão sob deposito.
Quais as características desse tipo de corrosão?
Esse processo corrosivo é causado pela diferença de concentração iônica no eletrólito, essa diferença é gerada pelas condições adversas de movimentação acima e abaixo dos produtos de corrosão formados, além de outros elementos capazes de precipitar em solido na forma de diversos tipos de sais, carbonos, bicarbonatos, entra outros. Além da formação de sais, a atividade microbiológica pode formar filmes compostos por colônias de bactérias aderidas a parede das tubulações. Esses elementos formam incrustações nas perenes das tubulações e sua porosidade permite que o eletrólito permeie e se mantenha estagnado em regiões próximas á parede metálica.
9 - Em quais situações o alumínio e o zinco sofrem corrosão?
Alumínio:
- Pode sofre corrosão galvânica, que ocorre sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que possa transmitir eletricidade. Um exemplo é o aço inox em contato com o alumínio. Como o alumínio é menos nobre que o inox, ele será corroído.
Zinco:
- Pode sofre corrosão por aeração diferencial que ocorre quando uma parte do metal é exposta a diferentes concentrações de ar ou é imersa em regiões do eletrólito diferentemente aerados (ou com outros gases dissolvidos), isto provoca um diferença de potencial entre as partes diferentemente aeradas.
Este tipo de corrosão é o que ocorre na “linha d’água das partes metálicas parcialmente imersa em uma solução. Se se mergulha uma peça de metal de zinco em uma solução diluída de um eletrólito qualquer, e a solução não é agitada, as partes acima e adjacentes a linha d’água são mais fortemente aeradas devido a facilidade de acesso do oxigênio a estas áreas, que portanto, tornar-se-ão catódicas. Na parte imersa a maior profundidade, a concentração de oxigênio é menor, sendo esta, por conseguinte, anódica.
-
...