CORRUPÇÃO
Projeto de pesquisa: CORRUPÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cvmcvm • 23/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
PROJETO CIDADÃO
SAI FORA CORRUPÇÃO
Conscientização da sociedade em relação à política.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 3
Tema: CORRUPÇÃO 3
PROPOSTAS DE MELHORIAS 4
CIDADANIA 5
HISTÓRIA 6
IDEIAS PARA MELHORIA DA POLÍTICA BRASILEIRA BASEADA EM PRINCÍPIOS E VALORES: 8
A. Ação com base em valores e princípios: 8
B. Controle social da gestão pública 8
C. Aprofundar a participação democrática 9
D. Transparência e livre acesso à informação 9
E. Intolerância com a corrupção 9
F. Trabalhar com base em metas e indicadores 9
G. Profissionalização na administração pública 9
H. Novo Pacto Federativo 9
I. Novos padrões de produção para estimular o consumo responsável 10
O QUE GOSTARÍAMOS QUE O CIDADÃO APRENDESSE COM A CARTILHA? 11
O que fazer com os candidatos corruptos? 11
O que fazer para eliminar a corrupção no Brasil? 11
Como conscientizar os eleitores da importância do seu voto? 12
Como melhorar a Constituição Federal? 12
Como seria na visão do eleitor sem o Brasil sem a corrupção? 12
APRESENTAÇÃO
Tema: CORRUPÇÃO
Conscientização da sociedade em relação à política.
E fato afirmar que no Brasil os nossos governantes não priorizam a importância do cumprimento de suas promessas e obrigações.
Os eleitores por sua vez não tem a noção da importância do seu voto, não pesquisam sobre os candidatos e votam inconscientemente.
Atualmente no Brasil a constituição é muito arcaica e possui falhas onde as leis não são executadas rigorosamente, com isso nota-se a insatisfação e insegurança do povo brasileiro.
PROPOSTAS DE MELHORIAS
Visando a melhoria da política no Brasil, iremos propor algumas soluções para suprir as necessidades dos nossos eleitores.
• Primeiramente diminuir a quantidade de partidos políticos, ate porque isso confunde os eleitores que não possuem total conhecimento dos seus direitos.
• Outro fator essencial e a conscientização de que todos os candidatos eleitos deverão cumprir todas as propostas sugeridas em campanha, evitando assim insatisfação dos eleitores.
• Exonerar e punir com rigor os candidatos com ficha suja sem o favorecimento por seu status perante a sociedade. Hoje é comum políticos corruptos terem suas penas suavizadas, onde as leis não se cumprem de forma correta.
• É necessário que o governo crie um serviço social para conscientizar e orientar os eleitores para que haja um avanço na educação em relação à política e cidadania. Outra ideia e implantar a política nas escolas assim trazendo o conhecimento para as nossas crianças e futuros eleitores.
• Fazer uma reavaliação e atualização constante da constituição evitando uma lei defasada.
CIDADANIA
Cidadania (do latim, civitas, "cidade") 1 é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
HISTÓRIA
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito".
A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.
E quando falamos em Estado, falamos em coisa pública, isto é, a reunião da sociedade em torno de objetivos comuns, com bens comuns, que muitas vezes não podem ser individualizados: segurança pública, saúde pública, transporte público, ensino público, saneamento básico. São as condições mínimas para que possamos viver em sociedade e nos desenvolver enquanto seres humanos.
Então, a cidadania alcança toda esta esfera de conceitos: direitos civis e políticos diante do Estado, sendo este constituído
...