CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Artigos Científicos: CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: willianmees • 8/3/2015 • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.021 Visualizações
CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
WILLIAN MEES
O crescimento e o desenvolvimento econômico são assuntos muito presentem e discutidos em nosso dia-a-dia, basicamente em tudo que fazemos ou agimos estamos contribuindo em uma parcela pequena para o desenvolvimento e para o crescimento econômico.
Para SANDRONI, o crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva de produção de bens e serviços de um país ou área econômica, e é definido pelo índice de crescimento anual PNB (Produto Nacional Bruto). O “Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo (VASCONCELLOS, 1998, p.205)”.
O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia). (VASCONCELLOS, 1998, p.205).
Já a respeito de desenvolvimento SANDRONI, diz, que o desenvolvimento econômico se caracteriza pelo aumento de atividades industriais, agrícolas, migração de mão-de-obra do campo para cidade redução de importações de produtos industrializados entre outros.
Uma definição completa de desenvolvimento envolve, além da melhoria de indicadores econômicos e sociais, a questão da preservação do meio ambiente. Com o tempo o crescimento econômico tende a esgotar os recursos produtivos escassos, através de sua utilização indiscriminada. (SOUZA, 2011, p.127).
Referencias bibliográficas
SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999.
VASCONCELLOS, Marcos Antonio Sandoval; ENRIQUEZ, Manuel Garcia. Fundamentos de economia. São Paulo : Saraiva, 1998.
SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econômico. 5. Ed. São Paulo : Atlas, 2011.
...