Calorimetria
Tese: Calorimetria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilza • 4/6/2014 • Tese • 846 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
Universidade do Estado da Bahia
Curso: Licenciatura em Química
Disciplina: Físico – Química II Semestre: 8°
Professora: Claudiane B. de Araujo
CALORIMETRIA
Wilza Paula Fernandes Rosa
Brumado
Junho 2013
Calorimetria
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A calorimetria é uma ramificação da termologia.
A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema. Tal pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.
A calorimetria tem como objetivo diferenciar capacidade térmica de calor específico, analisando as trocas de calor entre sistema e vizinhança e compreender o que cada material tem uma determinada capacidade de absorção de calor, ou seja, sua capacidade calorífica. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da Termologia.
Vamos à experiência
Materiais
2 bexigas;
Água;
1 vela e uma caixa de fósforo.
Procedimento
1º Passo: Infle uma bexiga e aproxime-a da chama da vela, note que em segundos ela explode, assim que a chama atinge a película de borracha.
2º Passo: Encha outra bexiga, contendo um pouco de água. Leve-a para cima da chama, segurando-a com uma das mãos e, ... nada de explosão! Observe a bexiga chamuscada pela chama:
Sob a chama de uma vela (a 300°C ou 575k) uma bexiga (látex) contendo um pouco de água não explodirá! Saiba por que.
Noções científicas básicas para entender a experiência:
Ponto de Fulgor: existe uma temperatura na qual a substância se inflama diante de uma chama. Esta temperatura é denominada “ponto de fulgor”. Por exemplo: o ponto de fulgor da borracha (látex) acima de 260°C.
Capacidade térmica: é a grandeza física que determina a variação térmica (∆θ) de um corpo ao receber determinada quantidade de calor (Q). A unidade de capacidade QC = Térmica, no SI, é o Joule/Kelvin ∆t (J/K).
Calor específico: é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor, ou seja, para que haja uma variação unitária de temperatura de uma massa unitária de água é necessário fornecer uma quantidade de calor maior que para uma massa unitária de chumbo sofrer a mesma variação unitária de temperatura. Esta quantidade de calor, que é característica do material, é denominada calor específico.
Por qual razão, estando com água, a bexiga não
...