Calorimetria Hidrostática.
Trabalho Escolar: Calorimetria Hidrostática.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciv • 26/5/2014 • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 325 Visualizações
Introdução:
O presente trabalho tem como principal objetivo a explicação do funcionamento, utilização e aplicação do sistema de placas solares para aquecimento de água e do sistema fotovoltaico na área elétrica residencial com sua passividade em questão de agressão ambiental.
Apresentar a radiação solar como uma fonte de energia renovável, com o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, tornando-a uma das alternativas energéticas promissoras para os desafios de escassez de recursos e menor agressão ao meio ambiente.
Concentrando-se na utilização da energia solar, esse trabalho identificará tecnologias, benefícios ecológicos e conscientes para o uso residencial de fontes elétricas e de aquecimento.
Descrever o sistema de placas instaladas em telhados como captação da energia solar para aquecimento de água e energia elétrica.
Esse trabalho de pesquisa mostrará o aproveitamento da energia solar térmica no aquecimento da água para uso em chuveiros e torneiras, e também a energia fotovoltaica para fonte elétrica em aparelhos comuns.
ETAPA 1:
Passo 1 (Aluno)
Estudar sobre a caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).
RESPOSTA 01: Nós do grupo estudamos e compreendemos sobre as caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático.
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizado para construção de aquecedor solar de baixo custo..
RESPOSTA 02: Nós do grupo pesquisamos sobre esses sistemas e pesquisamos sobre os materiais.
Passo 3 (Aluno)
Definir uma residência que será objeto de estudo e que não possua sistema de aquecimento solar. Observar, nessa residência, o sistema de armazenamento de água, verificando todas as fontes de abastecimento de água e reservatórios e classificando, caso seja necessário, as fontes utilizadas para consumo e as que não são utilizadas para consumo (freqüentemente usadas para fins de limpeza, como água da chuva.
RESPOSTA 03:
Foram verificadas as fontes do abastecimento de água na residência,
Não são utilizadas fontes para consumo, como a água da chuva.
Passo 4 (Equipe)
Organizar um relatório. Aplicações de Calorimetria e Hidrostática” e o subtítulo “Construção de Sistema de Aquecimento Solar”, Citar a residência analisada, identificando-a, se possível, por uma foto.
Relatório Parcial
Aquecedor Baixo Custo
Nas residências, o chuveiro é um dos principais responsáveis pela demanda de energia elétrica. A redução desse gasto não é trivial de ser realizada, até porque implica sobretudo numa mudança cultural dos usuários da energia elétrica. Ou seja, combater o desperdício e reduzir o consumo têm se mostrado uma meta difícil a ser alcançada, mesmo com campanhas freqüentes. Segundo estudos da Cemig ( Companhia de Energia de Minas Gerais), cerca de 15% de toda a energia elétrica produzida no Brasil destinada ao aquecimento de água.
Assim, a busca de soluções que implicariam numa redução dos impactos ambientais causados pelas construções de barragens é mais do que urgente. Dentre essas soluções, uma que tem se mostrado bastante viável é o aquecedor solar. No caso de uma residência, por exemplo, os gastos com energia elétrica poderiam ser diminuídos em até 40%. Nossa intenção com este projeto é produzir um aquecedor solar usando materiais de baixo custo.
Figura 01: Da casa onde será feito, a Construção de Sistema de Aquecimento Solar.
Representar, também, nesse relatório, por meio de fotos ou ilustrações, o sistema de armazenamento de água da residência analisada, descrevendo de modo detalhado seus elementos e funcionalidades e mostrando, inclusive, as fontes de abastecimento e o (s) reservatório(s).
O Modo de Abastecimento.
Analisamos que o modo de abastecimento da água vem da rua passando pelo relógio de medição, sendo armazenado na caixa de 1000 litros. A mesma é distribuída na residência para chuveiros, torneiras etc. para consumo.
ETAPA 2:
Passo 1 (Equipe):
Estimar, observando o sistema de armazenamento de água, qual é a pressão utilizada para que a água alcance o(s) reservatório(s). Detalhar os princípios físicos envolvidos no cálculo dessa estimativa e colocá-los no reservatório iniciado na etapa anterior.
Cálculo:
Uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros receberam respectivamente
(ʃ= 1.000 kg/m³) 0,910/cm³
V=1000 kg/m³
1L--------- 1000 cm³
1000------ V
V= 1000.1000= 1,000.000 cm³
ʃA= □(m/v)
□((0,910 g)/(cm^3 ))=
□(m/(1.000.000 cm^3 ))
□((0,910 g)/(cm^3 ))
x 1,000. 000 cm³ = 910,000 mg
Passo 2 (Equipe)
Descrever, no relatório, como é feito o controle do nível de água no reservatório da residência, detalhando os princípios físicos abordados.
Resposta:
O nível de água é feita através de uma bóia, com capacidade de 1000 litros, e o nível até a bóia é de 0,910/cm³.
Passo 3 (Equipe)
Avaliar, listar e adquirir os materiais de baixo custo mais adequados para a construção e implementação de um sistema de aquecimento solar para a residência analisada.
Lista
...