Campo Alegre-SC
Trabalho Universitário: Campo Alegre-SC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fag08 • 18/3/2015 • 3.102 Palavras (13 Páginas) • 385 Visualizações
CAMPO ALEGRE
Uma Cidade em Desenvolvimento
Cíntia Pinotti
Fernanda A. Gomes
Francine Savana Ramos
Manoel R. Satyrio da Rocha
Prof. Flávio Brustoloni-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0459) – Prática do Módulo II
19/11/14
RESUMO
Esse estudo refere-se à Cidade de Campo Alegre-SC, com suas belas paisagens naturais seus campos cobertos de araucárias que enriquece o turismo do Estado. Sua história de crescimento e desenvolvimento econômico e populacional sua cultura, indústria, pecuária, seu clima, alfabetização e sua principal fonte renda e recursos a agricultura, rica na plantação e colheita de milho, soja e fumo, assim como jazidas de argila que abastecem a indústria de cerâmica do Paraná e de Santa Catarina. Uma cidade que preserva sua origem no cultivo e criação de gado e plantação, que passa de geração para geração.
Palavras-chave: Economia. População. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
As informações dos estudos a seguir sintetizam varias bases de dados extraídas de fontes públicas como IBGE, sindicato, prefeitura, federações, associações, dados estatísticos do censo de 2010 da cidade de Campo Alegre.
Essa pesquisa esta estruturada sob diversos aspectos, de acordo com seus dados gerais, sociais, econômicos, populacionais, mercadológicos, infraestrutura, emprego e renda, que serão apresentadas também através de gráficos e tabelas, mostrando sua evolução e crescimento.
Mostraremos nesse trabalho uma visão geral de Campo Alegre sob o ponto de vista de seu desempenho econômico nos últimos anos.
Deste modo, foram estudados aspectos como produto interno bruto, balança comercial, valor adicionado fiscal, volume de empresas e empregos, renda da população, finanças públicas e movimentações realizadas pelo setor primário.
Temos por objetivo sinalizar os principais geradores de emprego e renda, desempenho econômico nos últimos anos, aspectos como produto interno bruto, balança comercial, valor adicionado fiscal, finanças públicas e movimentações realizadas pelo setor primário e crescimento populacional.
2 HISTÓRIA DE CAMPO ALEGRE
Em 1851 as divisas das Províncias do Paraná e Santa Catarina ainda eram desconhecidas, o que causava muitas brigas e confusões. O Paraná considerava a divisa pelo Rio Negro, com sua nascente localizada no Quiriri, as mesmas divisas doadas à princesa Dona Francisca por seu irmão Dom Pedro II quando ela se casou com o príncipe de Joinville. Com a fundação da Colônia Dona Francisca criou-se a "Cia. Colonizadora de 1849" pelas mãos do então Senador Alemão, Sr. Schroeder, a qual contratou com o governo imperial a colonização das terras da Princesa por europeus.
No período de 1853 a 1857, engenheiros fizeram diversas explorações para uma melhor e mais fácil subida da serra, encontrando a melhor maneira pelo Vale do Rio Seco. Em 1858 por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprova a construção da estrada, que ligaria Joinville - São Miguel - Tijucas do Sul - Curitiba.
Quando a construção da estrada chegou onde hoje é a cidade de Campo Alegre, aqui já existiam alguns moradores, localizados ao lado do Salto Branco. No dia 23 de Agosto de 1827 o governo imperial começou a medição dos lotes coloniais e construiu o primeiro rancho de Campo Alegre, na hoje localidade de São Miguel, distante apenas 5 km do centro da cidade. A cidade foi nomeada de Froeliches Feld, que traduzido significa "Campo Alegre", nome recebido devido às belas paisagens naturais que existiam. Em 1888 o povoado de Campo Alegre tornou-se distrito de São Bento do Sul, e aos 18 de março de 1897 conquistou sua emancipação política e administrativa. Campo Alegre ainda contava com a fartura da erva-mate. O brilho das décadas de ouro começou a desaparecer com a abertura de novas rotas e a decadência do plantio e exportação da erva.
3 ASPECTOS GERAIS DO MUNICÍPIO
A colonização da cidade de Campo Alegre começou com a construção da estrada Dona Francisca. No final do século XIX e início do século XX, a cidade viveu uma época áurea devido à fartura da erva-mate e à sua localização privilegiada, entre Santa Catarina e o Paraná.
TABELA 1 – ASPECTOS GERAIS E HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE.
ASPECTOS GERAIS E HISTÓRICOS
Localização - Mesorregião IBGE Norte Catarinense
Coordenadoria Regional do SEBRAE/SC Regional Norte
Associação dos Municípios AMUNESC - Associação dos Municípios de
Nordeste de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento Regional de SC SDR-Mafra
Área territorial (km²) 496
Distância da Capital (km) 208
Altitude (metros) 870
População Total 2010 11.748
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 23,68
Data de fundação 18/3/1897
Colonização Espanhola, alemã, polonesa e portuguesa
Gentílico Campo-Alegrense
Número de Eleitores 9.167
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2012. - Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado do Planejamento, 2012. – Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE/SC (UGE), Estrutura Organizacional das Coordenadorias Regionais. - Federação Catarinense de Municípios (FECAM). - Santa Catarina Turismo S/A (SANTUR).
3.1 ASPECTOS POPULACIONAIS
No decorrer desta seção, são apresentados dados populacionais de Campo Alegre, como a evolução populacional, taxa média de crescimento,
...