Campo Eletrico
Ensaios: Campo Eletrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reinaldom • 21/4/2014 • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
Relatório - FIS411
Experiência 01
“Campo e Potencial Eletrostáticos”
Universidade Feral de Itajubá
Aluno: Maurício Faria de Oliveira
Matrícula: 13290 Curso: ECO
Professor: Farnézio
( índice )
( página 02 ) índice
( página 03 ) introdução
( página 04 ) procedimento experimental
( página 05 ) análise de dados
( página 06 ) .. tabelas
( página 07 ) .. gráficos e incertezas
( página 10) conclusões
( página 10) bibliografia
( introdução )
.. definições
Campo e Potencial Eletrostáticos
O campo e o potencial eletrostáticos são propriedades de uma molécula que surgem da interação entre uma sonda carregada, tal como uma carga pontual unitária positiva representando um próton, e a molécula alvo, e estão relacionados pela relação algébrica E(r) = - Grad V(r).
O potencial eletrostático é uma propriedade física igual em magnitude à energia eletrostática entre a distribuição de carga estática, r(r), de um sistema atômico ou molecular e uma carga pontual unitária positiva localizada em r.
O potencial eletrostático V(r) que é produzido em qualquer ponto r pelos elétrons e pelos núcleos (A) de um sistema é dado por:
O campo de força é um conjunto de funções e parametrização usadas em cálculos de mecânica molecular. Dentro da abordagem da mecânica molecular, é um conjunto de funções de potencial que definem as energias de estiramento de ligação e de distorção de ângulo de de uma molécula.
curiosidade:
O campo e o potencial são usados em estudos de relações quantitativas estrutura-atividade tridimensionais (3D-QSAR) e para comparar ou estimar a semelhança de um conjunto de moléculas.
( procedimento experimental )
.. material utilizado
Gerador de Van de Graaff
Fonte de tensão
Bandejas (circular não graduada e retangular graduada)
Óleo vegetal
Farinha de mandioca
Eletrodos (planos, retos e puntiformes)
Sondas metálicas
Voltímetro DC
Cabos condutores
.. procedimento em laboratório
primeira etapa
“ visualização das linhas de força “
Observamos a movimentação dos pontos da farinha de mandioca na bandeja circular com óleo vegetal em várias combinações de eletrodos, suas posições, quantidade e polaridade, utilizando para isso o Gerador de Van de Graaff, visando encontrar as linhas de força presentes no processo.
Maiores detalhes de discussão na seção análise de dados.
segunda etapa
“ determinação das linhas equipotenciais “
Com o voltímetro medimos as diferenças de potencial - geradas pela fonte de tensão - ao longo da bandeja retangular graduada, preenchida com água e ligada com dois eletrodos de polaridades diferentes - paralelos e latitudinais -, utilizando para isso a sonda metálica.
Maiores detalhes de discussão na seção análise de dados.
( análise de dados )
.. análise da primeira etapa
combinação 1:
um eletrodo puntiforme ligado ao gerador de Van de Graaff, posicionado no centro da bandeja circular
Observamos linhas perpendiculares à circunferência do eletrodo, avaliando um campo de força radial, partindo do eletrodo para as bordas.
combinação 2:
dois eletrodos puntiformes ligados ao gerador, com a mesma polaridade, posicionados a uma distância de aproximadamente 5cm um do outro
Observamos linhas curvas, com comportamento repulsivo entre si, destacado pelo eixo meridional na figura.
combinação 3:
idêntica a anterior, exceto por um eletrodo estar ligado ao terra do gerador, causando uma diferença de polaridade relativa entre os dois eletrodos
Observamos a formação de linhas curvas, que fazem a ligação direta entre os eletrodos de polaridades diferentes, perpendiculares à superfície dos eletrodos no ínicio e no fim do seu traçado.
combinação 4:
dois eletrodos retos e paralelos, com polaridades relativas diferentes (utilizando o mesmo processo do item anterior)
Observamos a formação de linhas retas e paralelas entre si, perpendiculares a ambos os eletrodos. Avaliamos a formação de um campo de força linear entre os dois eletrodos.
.. análise da segunda etapa
linhas equipotenciais
...