Campos De Atuação Da Fisioterapia
Ensaios: Campos De Atuação Da Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carollagoa • 18/5/2014 • 497 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Apartir dos anos 90 aumentaram em grande escala o número de novos cursos de Fisioterapia, entre 1995 e 1998, de 63 para 115 o que corresponde a um aumento de mais de 80%. Nos anos seguintes o curso expandiu-se ainda mais, nos anos de 1999 e 2003, o numero de cursos aumentaram de 115 para 298 significando um aumento de 159% em cinco anos
. Vários são os motivos para tal crescimento da Fisioterapia no Brasil como o reconhecimento, valorização e respeito da sociedade, a graduação em Fisioterapia se destaca como um dos cursos de maior crescimento da área da saúde.
Os poucos investimentos nas universidades Federais fizeram com que surgissem várias instituições particulares, com isso o Conselho Nacional de Educação acelerou e facilitou os processos de autorização dos cursos. Porém essas expansões desreguladas provocaram várias consequências como, a inexistência de planejamento, a baixa qualidade do ensino e os desequilíbrios entra as áreas de conhecimento e regiões geográficas, como por exemplo, o sul e o sudeste concentravam 80% dos cursos e tinham 57,31% da população enquanto o Norte e o Nordeste com 35,69% da população do país, possuíam apenas 14,4% dos cursos, essa desigualdade na distribuição dos cursos é algo alarmante.
Podemos afirmar que a expansão da Fisioterapia ocorreu majoritariamente pala iniciativa privada.
Ao mesmo tempo que temos profissionais totalmente capazes de atender a população batemos de frente com a má gestão do nosso sistema único de saúde (SUS), que deixa sua população desasistida de tratamento.
O campo de atuação do fisioterapeuta é bastante diversificado apesar de alguns anos atrás a maioria dos profissionais se especialisarem somente em traumato-ortopedia gerando assim uma saturação do mercado de trabalho do Fisioterapeuta.
Hoje em dia e cada vez mais os fisioterapeutas são requisitados para atuar nas áreas de obstetrícea , ginecologia, dermatologia funcional, estética e geriatria, nesse ultimo caso devido ao envelhecimento da população. apesar da sociedade ainda ver o fisioterapeuta como somente da área ortopédica o profissional pode ajudar muito na promoção de saúde da população.
A fisioterapia vem crescendo muito no nosso país, com novas técnicas e novas especialidades, sendo essas as mais utilizadas até os dias de hoje:
Cardiologia, Pneumologia,Urologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia, Geriatria, Ortopedial Traumatológica, Reumatologia, Dermatologia,Oncologia Desportiva, Pediatria Neonatológica e Hebeátrica, Gerontológica, Dermato Funcional, Fisioterapia do Trabalho, Respiratória, Orofacial, Fisioterapia Manipulativa, fisioterapia em Terapia Intensiva, Fisioterapia em Home Care, Acupuntura, Fisioterapia na Reabilitação Vestibular, Fisioterapia na Reeducação postural, Empreendedorismo, Gestão para Fisioterapeutas e Perícia Judicial.
Podendo atuar em:
Ambulatórios, Consultórios, Centro de Reabilitação, Azilos, Hospitais, Clínicas, Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho, Programas Institucionais, Vigilância Sanitária, Esporte, Industria de equipamentos fisioterapêuticos, Direção e coordenação de cursos, Docência – níveis: secundário superior, Extenção, Supervisão técnica e administrativa.
A média salarial do fisioterapeuta
...