TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camuflagem

Monografias: Camuflagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 Camuflagem

A camuflagem cosmética é um método que foi criado para aliviar o sofrimento daqueles que têm sido afetados por doenças de pele e que, até agora, não tiveram nenhuma forma de correção cirúrgica definitiva, mas que deve conviver com suas deformidades. O objetivo da camuflagem é fornecer maneiras novas e inovadoras para reparar a aparência de pacientes com anormalidades. Diversas técnicas são utilizadas para ajudar pessoas que possuem esse problema, resultando em uma aparência mais discreta possível. (Parada;Teixeira, 2010).

2.2 Lesões

A camuflagem com maquiagem é uma técnica utilizada em caso de problemas com a pele, como machas graves, queimaduras e falta de pele. (Espelho 2011, p.50)

Segundo a BASC (British Association of Skin Camouflage), as lesões mais frequentemente encontradas e aptas para a camuflagem cosmética são: acne, eritema, cloasma, efélides (sardas), rosácea, hiper-pigmentação, leucoderma (hipo-pigmentação), estrias, vitiligo, xantelasma, tatuagens não desejadas, cicatrizes, e marcas de nascença.

As lesões da pele de cor marrom ou roxa, como hemangiomas, equimoses, hematomas, nevos melanocíticos e hiperpigmentação periorbitária (olheiras), são neutralizadas com a cor amarela.

As lesões avermelhadas, como acne, angiomas, púrpuras, rosácea, eritema pós-laser ou pós-peeling, são neutralizadas com cor verde.

2.5 Processo

O processo de executar uma maquiagem para camuflagem inclui os seguintes passos:

• Limpeza: antes de aplicar a camuflagem, a pele deve ser bem higienizada, não podendo restar nenhum resíduo na pele para não afetar a neutralização.

• Hidratação: aplicar um hidratante em creme, emulsão ou loção de acordo com o tipo de pele e aplicar o protetor solar. (Forsythe; Ifould; Whittaker, 2015)

• Neutralizante: a lesão será neutralizada, utilizando a cor correta: para descoloração avermelhada aplicar um corretor de cor verde, para sombras amareladas aplicar um corretor roxo, para alterações amarronzada aplicar um corretor lilás, para alterações esbranquiçadasse aplica um corretor vermelho. (Forsythe; Ifould; Whittaker, 2015)

• Escolher o tom: determinar o melhor tom da base que iguale ao tom da pele do paciente. Caso seja necessário misturar dois ou três tons de cores para determinar o tom correto. A base deverá ser aplicada suavemente, com leves toques, com pincéis ou com uma esponja em vez de ser friccionada. Esta técnica é necessária para melhor aderência. (Forsythe; Ifould; Whittaker, 2015)

• Pó: esperar secar a base por cinco minutos e aplicar um pó sem cor: silicato de magnésio ou kaolin (silicato de alumínio), que configura a resistência à água. O excesso de pó é removido com um pincel ou bola de algodão. Pacientes com pele extremamente seca não necessitam a aplicação do pó. (Forsythe; Ifould; Whittaker, 2015)

• Remoção da camuflagem: aplicar primeiro uma solução limpadora à base de água e após água com sabonete de limpeza é recomendado. (Forsythe; Ifould; Whittaker, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com