Canal De Distribuição
Dissertações: Canal De Distribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/11/2013 • 707 Palavras (3 Páginas) • 1.512 Visualizações
Empresas de Sistemas de Multicanal:
São empresas que utilizam diversos canais para atender seus clientes, comercializam seus produtos em retalhistas e paralelamente permitem a venda direta ao cliente final de suas instalações, esses sistema tem como vantagem o aumento do seu alcance ao cliente. Esse sistema esta cada vez mais frequente nas empresas.
Exemplo:
Adidas: A empresa Adidas possui loja própria e também fornece seus produtos para os seguintes canais de distribuição: lojas de varejo e atacado de artigos esportivos, comércios de calçados e vestuários assim como seus produtos são vendidos através do e-commerce.
Vivo: A empresa Vivo vende seus aparelhos celulares diretamente para compradores corporativos, varejos e atacados especializados em produtos de telefonia, lojas de produtos eletrônicos e seus clientes também podem encontrar celulares da Vivo em suas lojas próprias e através do site da empresa.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO VERTICAL:
São aqueles em que as responsabilidades sobre a comercialização e a operação das mercadorias vão passando de um componente para outro na Cadeia de Abastecimento, selecionando de forma unitária as responsabilidades sobre cada fase da comercialização.
Exemplo: A indústria fabrica o produto, o atacadista exclusivo estoca e vende aos varejos que comercializa junto ao consumidor final.
A responsabilidade é transferida de um segmento da cadeia para o seguimento seguinte, não é possível que um segmento corte caminho e chegue direto ao produtor.
Manufatura – Atacadista – Varejo – Consumidor.
Manufatura – Setor de vendas do fabricante – Consumidor.
A integração vertical requer que a empresa controle o produto final e todos os seus componentes. No setor de tecnologia, a Apple lidera há 35 anos o modelo vertical, que combina hardware e software integrados. O iPhone e o iPad, por exemplo, têm hardware e software desenhados pela Apple, que também projetou os processadores de ambos os aparelhos.
A empresa de cosméticos Natura, é considerada a maior do ramo no país. Ela possui como missão atender plenamente a demanda de produtos e serviços, o que garante um diferencial competitivo pela flexibilidade da cadeia logística.
Canais de distribuição horizontal.
Empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas).
Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos.
Becel e Becel ProActiv: Atualmente temos como exemplo a venda da marca Becel e Becel ProActiv da Unilever Brasil à Perdigão. A Uniliever entrou com as marcas e também e todo o equipamento, mão de obra e a fabrica localizada em Valinhos em regime de comodato; e a Perdigão disponibilizou sua estrutura de vendas e distribuição. As empresas estarão unidas ainda para contribuir com a área de marketing, pesquisa, inovação e no desenvolvimento de novos itens desse setor de margarinas.
Grupo Pão De Açúcar: O Grupo Pão De Açúcar anunciou no dia 4 de Dezembro de 2009 ter fechado um acordo de associação com as Casas Bahia. O contrato visa a integração de negócios no setor de comércio eletroeletrônico. O faturamento está previsto para R$ 40 bilhões, o quinto maior entre empresas brasileiras e o segundo maior do mesmo segmento.
Sistema Vertical Corporativo
Engloba estágios sucessivos de produção e distribuição sob um único proprietário.
No sistema corporativo, os componentes da cadeia de fornecimento pertencem total ou parcialmente a uma empresa. Integração para frente significa que uma empresa de produção dono da rede de varejo. Por outro lado, para trás a integração ocorre quando uma cadeia de retalho é proprietária de produção.
Dois exemplos de empresa que rege essa linha de distribuição que passa de:
FORNECEDOR EMPRESA ATACADISTA VAREJO
Sistema de distribuição Convencional
No sistema Convencional cada empresa é independente dos outros canais, quem define exatamente o que um Sistema de distribuição Convencional é Kortler quando fala que – Um canal convencional de distribuição consiste em um ou mais fabricantes, atacadistas e varejistas independentes. Cada um é uma empresa independente que busca maximizar seus próprios lucros, mesmo à custa dos lucros a sistema como um todo. Nenhum dos membros do canal possui muito controle sobre os outros e não há nenhum procedimento formal para atribuir papéis e resolver conflitos de canal. (KOTLER e ARMASTRONMNG, 2003. P.311)
...