Canal Reverso
Monografias: Canal Reverso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jalotolima • 28/2/2015 • 272 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
Resumo dos principais tópicos:
Foi examinado, de forma sintetizada, um pouco da história da logística empresarial e a apresentação de sua crescente introdução como parte da estratégia empresarial, principal- mente a partir da Segunda Guerra Mundial, com a introdução de sistemas mais sofisticados de informatização de controle e de decisão.
Apresenta-se, a seguir, a notável visibilidade da logística reversa nas últimas décadas do final do século passado, e principalmente nos últimos dez anos em que se tornou parte integrante da estratégia empresarial, ora pela perspectiva de sustentabilidade ambiental, ora pela competitividade empresarial, razão principal do título deste livro.
O estudo dos canais de distribuição reversos e da logística reversa é relativamente recente na logística empresarial moderna. Essa visibilidade recente é causada pelo crescimento das quantidades e variedades de produtos que vão para o mercado, ocasionando excessos de bens de pós-venda e de pós-consumo a retornar.
Uma parcela dos bens vendidos por meio da cadeia de distribuição direta retorna ao ciclo de negócios ou produtivo pelos canais de distribuição reversos. Os bens de pós-venda, com pouco ou nenhum uso, constituem os canais reversos de pós-venda, enquanto os bens de pós-consumo, que foram usados e não apresentam interesse ao primeiro possuidor, serão retornados pelos canais reversos de pós-consumo.
Os bens de pós-venda retornam por diferentes motivos e utilizam, em grande parte, os próprios canais de distribuição direta, enquanto os bens de pós-consumo possuem uma organização própria que dará origem a um reverse supply chain diferente.
Os canais reversos de pós-consumo subdividem-se em canais reversos de reúso de bens duráveis e semiduráveis, de remanufatura de bens duráveis e de reciclagem de produtos e materiais constituintes.
...