Carta Magna
Artigo: Carta Magna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciaelis • 22/11/2014 • 947 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
A contabilidade tributária nas empresas
A contabilidade é um instrumento que auxilia na tomada decisões, falando da contabilidade tributária podemos destacar sua importância para manutenção da existência das empresas: considerando os diversos tipos de tributos em nosso país, a carga tributária que interfere diretamente nos resultados e na sobrevivência de uma empresa. Por isso a necessidade de um planejamento tributário analisando suas vantagens para cada tipo de negócio, produto e serviço comercializado.
O profissional que atua nessa área é peça fundamental para que tudo corra bem, é necessário conhecimento da legislação e dos tributos, transparência nas informações com o objetivo de evitar sonegações fiscais e empresas informais uma vez que o fisco está cada vez rigoroso e veloz na conferencia das informações lhe são repassadas, a cada dia surge novas tecnologias para dificultar as fraudes fiscais, com isso as empresas são obrigadas a repassarem informações verídicas sobre suas transações, estar em dia com as obrigações acessórias , ter a certidões negativas de débitos entre outras obrigações.
Por outro lado diante de um mercado competitivo as empresas procuram encontrar benefícios, a pratica de atos lícitos que visam a redução da carga tributaria, tudo isso dentro de um embasamento legal. Por exemplo, incentivos fiscais voltados para áreas sociais, cultural e esportiva possibilita o abatimento no imposto de renda.
Portanto podemos finalizar dizendo que a contabilidade tributaria dentro de uma empresa tem como principais objetivos evitar contingencias fiscais e minimizar a carga tributária sendo fundamental dentro da empresa.
.
Escolher uma produto que a nova empresa ira comercializar:
Empresa: Papelaria Papel de Seda Ltda.
Produto: Calculadora de Mesa – NCM 8470.10.00
Quantidade comprada no mês (peças) 1.000
Quantidade vendida no mês (peças) 800
Preço Unitário de Compra 20,00
Preço Unitário de Venda (Mark Up) 27,39
Valor Das Despesas Comerciais 2%
Valor das Despesas Administrativas 3%
Valor das Despesas Financeiras 2%
Lucro antes do IR 20%
Custo Total de Vendas 27%
MKP= PV-CUSTO TOTAL DAS VENDAS /100
MKP = 100%-27%/100
MKP = 0,74
MKP= 20/0,74
MKP= 27,02
PREÇO DE VENDA: 27,39
Porcentagem Preço de Venda Total
Valor Unitário das Despesas Comerciais 2% 27,39 0,5478
Valor Unitário Das Despesas Administrativas 3% 27,39 0,8217
Valor Unitário das Despesas Financeiras 1% 27,39 0,2739
Carga Tributária Brasileira 2012.
O Brasil possui uma elevada carga tributária, no artigo é mostrado o percentual dos impostos recolhidos por cada esfera do governo e também faz comparações entre cada órgãos e em períodos anteriores. A carga tributária consome em média cerca de 40% da renda brasileira, o contribuinte precisa trabalhar é final de maio de cada ano para conseguir pagar todos os impostos.
Um estudo divulgado pelo IBPT ( Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) indica que a carga tributária brasileira em 2012 chegou a 36,27% do PIB e bateu o recorde de 2011 que foi de 36,02%. O estudo do IBPT concluiu que a arrecadação tributária chegou a R$ 1,59 trilhão em 2012, contra R$ 1,49 trilhão registrado em 2011 que houve um crescimento de 7,03% na arrecadação tributária, enquanto que o PIB variou 6,26%.
Alguns impostos possuem maior arrecadação em relação a outros, porém, falando do órgãos do governo os tributos federais são os que mais arrecadam impostos , seguidos pelos estaduais e municipais. Analisando anos anteriores notamos que a cada ano que se passa a carga tributária vem aumentando de forma significativa.
São vários os órgãos ou entidades que analisam sobre a mesma questão e cada um deles utilizam diferentes métodos com a mesma finalidade de prestar contas sobre o motante arrecadado.
Referente a carga tributária no Brasil é um tema sempre frequente na sociedade, sempre vão dizer que é necessário uma reforma tributaria ou maior transparência por parte do governo , alguns acham que pagam impostos demais para suprir aqueles que sonegam e estão sendo injustiçados pois
...