Cartilha de Reciclagem de Lixo
Projeto de pesquisa: Cartilha de Reciclagem de Lixo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alissoneitor • 11/4/2013 • Projeto de pesquisa • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 797 Visualizações
Cartilha de Reciclagem de Lixo
Índice
Eu apoio um Planeta Melhor...................................................
A reciclagem e o meio ambiente..............................................
Separação do lixo - Passo a passo...........................................
Nos condomínios.................................................................
Coleta seletiva.....................................................................
Eco pontos...........................................................................
Materiais recicláveis... .........
Tempo de decomposição dos materiais..................................
Lixo infectante......................................................................
Teoria dos 3R´s ....................................................................
Eu apoio um Planeta Melhor
"Uma cartilha voltada para a reciclagem do lixo é importantíssima Porque um dos maiores problemas ambientais do planeta é a questão do padrão de consumo global, que é predatório. E quanto maior o consumo, maior o lixo produzido. Precisamos aprender que lixo é matéria prima para outros produtos, podendo ser reaproveitado e reciclado. Uma cartilha, com linguagem simples e informativa, é instrumento fundamental na reeducação da sociedade para novos hábitos".
Deputado Estadual Carlos Minc (PT/RJ) - Presidente da
Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj.
A reciclagem e o meio ambiente
Uma das principais preocupações dos centros urbanos é a quantidade de lixo produzido pela população. Esta questão representa um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas administrações públicas, pois além dos problemas relacionados aos catadores dos lixões e à falta de espaço para disposição dos resíduos, deve também ser levada em conta a preservação do meio ambiente.
A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada é
eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo. Afinal, adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população.
O que é a reciclagem?
A reciclagem é o resultado de um conjunto de técnicas e atividades que tem o objetivo de reaproveitar e reutilizar os resíduos de substâncias em seus ciclos de produção. Hoje, já se encontram várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios, etc.
Qual a importância da reciclagem?
Cada vez mais se fazem necessários o cuidado e a atenção com o meio ambiente. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco, não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta. Uma das formas de revertermos esta situação é com reaproveitamento de materiais recicláveis, evitando uma maior extração de recursos e diminuindo o acúmulo de lixo nas áreas urbanas.
Quais as vantagens da reciclagem?
Redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com consequente aumento da sua vida útil;
Redução dos impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas; Redução no consumo de energia elétrica;
Redução da poluição ambiental;
Ampliação do desenvolvimento econômico pela geração de novos empregos
na operacionalização dos materiais recicláveis e na expansão dos negócios relativos à reciclagem.
Separação do lixo - Passo a passo
Como deve ser a separação do lixo?
Passo a Passo
1º passo: Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo. É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também poder ser reutilizado.
2º passo: Todo o material reciclável, anteriormente separado, deve ser lavado e estar seco para que possa ser reciclado.
3º passo: Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente do local onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento. Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem separa o lixo. Antes de colocar o lixo na calçada deve-se verificar o dia exato em que a coleta seletiva de lixo faz o recolhimento no seu bairro.
Nos condomínios
O que é necessário para o síndico do meu prédio implantar a separação de recicláveis no meu condomínio?
Para implantar a separação de recicláveis em um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, basta especificar um local para a colocação de contêineres de cada material e logo após comunicar a todos os moradores.
E se no meu condomínio não houver espaço para os contêineres?
Não há problema nenhum. A separação dos materiais recicláveis pode ser feita e armazenada dentro da própria residência até o dia da coleta. Já que os resíduos estarão limpos, não produzirão mau cheiro. Porém, o síndico ou o funcionário responsável deve orientar os moradores para colocar a sacola de lixo reciclável para ser recolhida somente no dia da passagem do caminhão. Assim, evita-se que se acumulem lixos nas calçadas e que alguém mexa no lixo, o que é proibido.
...