Caso Concreto 1
Artigo: Caso Concreto 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianedr • 17/3/2014 • 338 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
1- Transformação cultural: Religiosidade.
Conforme vai se vivendo a questão da religião e conforme esta é mostrada ao ser humano, vão conduzindo as pessoas a fazerem coisas a qual são direcionados a crer que estão fazendo o que é certo, mas não nota-se que muitos usam uma forma de manipulação em questão da fé para se alto beneficiar, e muita das vezes deixam seus próprios princípios para viver os princípios dos líderes da religião.
Crise da Subjetividade Privatizada?
O homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.
A idéia de liberdade e a certeza de que ela é ilusória: existem forças invisíveis que nos regem. Isso se generaliza com o colapso da ideologia liberal e do romantismo, que mantinham inquestionável a noção de subjetividade individual, embora já se encaminhassem para posições muito criticas a esse respeito. Expressam-se elaborações filosóficas que questionam a soberania, a autonomia, a identidade dos indivíduos.
A liberdade e a singularidade dos indivíduos são ilusórias e isso emerge com o declínio das crenças liberais e românticas, abrindo espaço para os projetos de previsão e controles científicos do comportamento individual.
Qual a relação dessa crise com o surgimento da psicologia no século XIX?
A psicologia surge para tratar desse sujeito em crise, em meio a questionamentos relacionados à sua ideia de liberdade, igualdade, que é único. Tais questionamentos levam o homem a pensar acerca das causas e do significado de tudo aquilo que faz, causando uma reflexão do que somos, quem somos, como somos e por que tomamos determinadas ações. A psicologia torna-se uma ciência que tem um longo caminho a se percorrer a fim de encontrar a solução da crise da subjetividade do homem.
...