Caso Concreto 1 E 2 Sociologia
Casos: Caso Concreto 1 E 2 Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianamelissa • 15/6/2014 • 399 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Caso 1
R- Decisão da coordenadora substituta do departamento de recursos humanos – Essa decisão foi baseada nas característica a escola histórica do direito, pois ela considera que o direito é resultado de um produto histórico , que não veio da divindade ou da razão, mas sim da consciência coletiva dos povos, formado aos poucos pelas tradições e costumes e das necessidades.
Decisão da juíza da 6 vara federal do DF – Nesta decisão podemos identificar que a juíza analisou o caso segundo a escola sociológica. Pois ela enxerga o direito com um fato social, um fenômeno social decorrente do próprio convívio do homem em sociedade, sendo direito, o conjunto de normas que regulam a vida social. Direito é realidade da vida social. Seu fundamento está na própria sociedade e nas inter-relações sociais.
Questão objetiva
B)Histórica e racionalista
Caso concreto 2
Questão 1
Mediação: É uma forma de solução de conflitos em que um terceiro neutro e imparcial auxilia as partes a conversar, refletir, entender o conflito e buscar, por elas próprias, a solução. Nesse caso, as próprias partes é que tomam a decisão, agindo o mediador como um facilitador. Também é característica da mediação que quando o conflito tiver como causa preponderante problema de ordem pessoal, emocional ou psicológica, ( incompatibilidade de gênios, raiva, sentimento de vingança, etc.), seja feita a mediação juntamente com a conciliação, sempre com assistência do conciliador até que se esgote a possibilidade de uma reaproximação afetiva das partes, sem prejuízo deste formalizar um acordo que encerre o conflito nos seus aspectos jurídico-patrimoniais.
Conciliação: É uma forma de solução de conflitos em que as partes, através da ação de um terceiro, o conciliador, chegam a um acordo, solucionando a controvérsia. Nesse caso, o conciliador terá a função de orientá-las e ajudá-las, fazendo sugestões de acordo que melhor atendam aos interesses dos dois lados em conflito. É o conciliador, pela sua formação jurídica, que a conduz até a formalização do acordo. Que só é encerrado quando sempre com assistência do mediador, se esgote a possibilidade das partes celebrarem um acordo que encerre essa demanda, com a formalização do respectivo termo de transação ou compromisso arbitral. E assim como a mediação, a conciliação será feita simultaneamente com a mediação, sobretudo quando o conflito tiver como causa preponderante problema de ordem jurídica ou patrimonial, nas Centrais e Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem.
Questão 2
Resposta- A) Autoritário é judiciaal.
...