TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1 Tge

Dissertações: Caso Concreto 1 Tge. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Outras / TGE Caso Concreto 1

TGE Caso Concreto 1

Monografias: TGE Caso Concreto 1

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: atbp 09 setembro 2013

Tags:

Palavras: 939 | Páginas: 4

Visualizações: 24

Imprimir Trabalho TGE Caso Concreto 1Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Caso Concreto 1

Tema: República

Heródoto, na sua História (Livro III, §§ 80-82), narra uma célebre discussão que teria ocorrido entre três persas – Otanes, Megabises e Dario – sobre a melhor forma de governo a adotar depois da morte de Cambises. O episódio teria ocorrido na segunda metade do século VI antes de Cristo. Esta passagem nos mostra o grau de desenvolvimento do pensamento dos gregos sobre a política um século antes da grande sistematização teórica de Platão e Aristóteles (no século IV) sobre as tipologias “clássicas” das formas de governo.

Como observamos, o tema é de extrema importância para o estudo da Teoria Geral do Estado.

Pergunta-se: Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?

R: Foi analisado por formas puras e impuras.

Sim, só que ele avalia de outro jeito, para Montesquieu o pensamento Aristotélico é válido mas ele atualiza estas doutrinas trazendo conceitos de honra e virtude que vem da metafísica, para Montesquieu, a monarquia se caracteriza pela honra, aristocracia pela moderação e a democracia pela virtude e para ele o que degenera perdeu alguns dos princípios entendo ele que é o déspota, aquele que não governa pelas leis construídas, mas pelas suas próprias leis. (Resposta do professor)

Montesquieu considera democracia e aristocracia, que, na classificação de Aristóteles, são dois tipos distintos, como duas modalidades de um mesmo regime chamado republicano, e distingue esse regime da monarquia. Segundo Montesquieu, Aristóteles desconheceu a verdadeira natureza da monarquia. O que se explica facilmente porque a monarquia, tal como a concebe Montesquieu, só foi automaticamente realizada nas monarquias européias. Esta originalidade explica-se por uma razão profunda. A distinção dos tipos de governo, em Montesquieu, é ao mesmo tempo, uma distinção entre organizações e estruturas sociais. Aristóteles fizera uma teoria dos regimes, à qual

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

dera, na aparência, um valor geral, mas pressupunha como base social a cidade grega. Monarquia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com