Caso Concreto 12
Trabalho Universitário: Caso Concreto 12. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nidhy • 12/6/2014 • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 584 Visualizações
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 2013.1
EXERCÍCIO 1: A chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, representou uma mudança significativa no que se refere à integridade do Brasil no mercado mundial porque:
a) Promoveu-se uma legislação visando à concentração das importações de supérfluos que, naquela época, começavam a abarrotar o porto do Rio de Janeiro.
b) D. João traçou e pôs em execução um projeto de cultivo e exportação de algodão, com vistas a substituir a exportação norte-americana prejudicada pela Guerra de Independência.
c) Foram assinados Tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação com a Inglaterra, por meio dos quais se garantia a preponderância inglesa no comércio com o Brasil.
d) Foi extinto o tráfico de escravos negros para o Brasil, em troca das tarifas alfandegárias preferenciais de 15% em relação os produtos Ingleses.
e) Promoveu-se uma legislação adequada à nova realidade do Brasil, através do Tratado de Livre Comércio com a Inglaterra, França e Estados Unidas, com as tarifas alfandegárias de 15%.
EXERCÍCIO 02: Sobre o início da Aplicação do Direito no Brasil e a instalação de uma Ordem Jurídica é CORRETO afirmar que:
a) ocorreu uma combinação entre o direito não escrito que era utilizado pelos silvícolas (índios), a prática do direito africano trazida pelos escravos e o direito original português.
b) temos um direito originário totalmente imposto pelo colonizador português, sendo duas de suas características marcantes a influência do direito canônico e o fato de ser muito escrito.
c) o colonizador após algum tempo de observação elaborou leis que se adequassem à realidade sociológica da recém descoberta colônia, essas leis escritas se chamavam ordenações reais.
d) o direito brasileiro é originário da metrópole na medida em que refletiu o interesse de um estado protestante absoluto fortemente identificado com direito canônico.
EXERCÍCIO 03:Após o Descobrimento, o Reino Português se viu na obrigação de implantar seu sistema jurídico na Colônia. Este processo se deu
a) de forma lenta pois o Reino Português só se preocupou em instalar sua Ordem Jurídica na Colônia após o ciclo do ouro em Minas Gerais.
b) de forma precária na medida que a maior parte de nosso território anteriormente ao Tratado de Tordesilhas estava ocupado pela Espanha.
c) de forma lenta em função do enfrentamento interno com os índios sendo correto dizer que o início do processo remete ao século XIX.
d) de forma precária dada as dificuldades da época sendo que o Brasil chegou inclusive a ter Juízes e Magistrados que sequer eram formados em Direito.
EXERCÍCIO 04:Sobre o Processo Jurídico de Tiradentes e o Direito Penal praticado na colônia será CORRETO afirmar que:
a)...ele foi condenado a Morte Natural pelo crime de Feitiçaria. O Direito Penal de então, refletia o interesse católico e vinha positivado em cartas régias.
b)...ele foi apenado com a Morte Natural na Forca para Sempre pelo crime de Lesa-Majestade. Na época, tínhamos uma prática jurídica ligada ao Direito Canônico.
c)...recebeu a condenação por Infâmia em função do crime de Traição à Igreja. Esta pena previa seu enforcamento em praça pública e esquartejamento.
d)...foi condenado pelas autoridades da época à Morte Natural na Forca Para Sempre pelo crime de Infâmia. Naquela época, os conceitos de crime e pecado se misturavam.
EXERCÍCIO 05: Eram características da Carta Outorgada de 1824:
a) O sufrágio universal e a religião católica.
b) O sufrágio censitário e a indissolubilidade da Câmara dos Deputados.
c) A autonomia provincial e o Conselho de Estado.
d) O Poder Moderador e o Senado Vitalício.
e) O sufrágio censitário e a autonomia provincial.
EXERCÍCIO 06:O anteprojeto que deveria servir de base para a primeira Constituição do Brasil, em discussão na Assembléia Constituinte em setembro de 1823, tinha como uma de suas características:
a) o espírito liberal de seus artigos, permitindo às camadas populares o direito de elegerem os seus representantes;
b) a tentativa de limitar a influência da aristocracia rural nas decisões políticas;
c) a possibilidade de os portugueses, desde que dispusessem de uma determinada renda, exercerem cargos públicos;
d) a limitação ao máximo do poder de Pedro I, com a valorização do poder da representação nacional;
EXERCÍCIO 07: Como a primeira Constituição Republicana tratou o sistema de voto no Brasil:
a) direto, aberto, censitário e Homens a partir de 21 anos
b) fechado, baseado em renda e indireto
c) direto, Homens a partir 21 anos e não secreto
d) direto, sereto e homens apartir de 21 anos
EXERCÍCIO 08: “A Nação Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a República Federativa proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil”. (Art. 1º da Constituição Republicana de 24 de fevereiro de 1891).
Tomando o artigo, transcrito, como referência, a República implantada no Brasil em 15 de novembro de 1889, assinale alternativa incorreta:
(a) a primeira constituição republicana do país foi redigida à semelhança dos princípios fundamentais da carta norte-americana;
(b) originou-se de uma Assembléia Constituinte eleita para o fim de promulgá-la;
(c) o texto adotou o modelo da tripartição dos poderes;
(d) o sistema eleitoral usado para a escolha dos constituintes foi o modelo censitário.
EXERCÍCIO 09:O momento legal que marca o início de um Estado Laico (leigo)
no Brasil é
...