Caso Concreto 3 Pena 1
Artigo: Caso Concreto 3 Pena 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrce • 27/9/2013 • 378 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
Caso 3
INDICADAS NO PLANO DE AULA E PELO SEU PROFESSOR.
Instaurado inquérito policial para fins de averiguação de autoria e materialidade e, consequente responsabilização penal pela prática de tráfico ilícito de drogas, previsto no art.33, da Lei n.11343/2006, por ter, em março de 2010 sido flagrado em uma boate portando quantidade elevada dos hormônios testosterona em comprimidos e estrogênio equino, Alex Sandro Lima, impetrou Habeas Corpus com vistas ao trancamento do referido inquérito policial, sob o argumento de atipicidade da conduta por ausência de expressa previsão legal acerca das substâncias apreendidas, haja vista o fato das mesmas configurarem drogas de uso médico e veterinário, não sendo compreendidas, portanto, pelo respectivo dispositivo legal.
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre teoria da norma, sua interpretação e norma penal do mandato em branco, responda: deve a ordem ser concedida? Responda de forma objetiva e fundamentada
Afasta a tipicidade penal, pois se trata de uma lei penal em branco. E necessita de um complemento. Assim, segundo a OMS, de cujas listas de substâncias entorpecentes, que causam dependência física ou psiquiátrica, o Brasil é signatário, o material que foi encontrado não se encaixa na definição de drogas e o HC deve ser concedido.
2) Fábio, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Alexandre, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Fábio, auxiliado pelo bancário Luiz, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Sendo certo que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Hélio a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado conflito aparente de normas entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a tipificar corretamente a conduta de Fábio indicando o princípio a ser adotado. Fundamente a resposta.
a) consunção.
b) especialidade. Para a solução do conflito de normas é necessário que se reconheça que a conduta poderá servir as duas leis, tendo verificado qual será a melhor aplicação, seguindo alguns critérios.
c) subsidiariedade
d) proporcionalidade.
...