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Caso Concreto

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Por:   •  3/7/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

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PSICOLOGIA – CASO CONCRETO 01

Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento

da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade

privatizada. No excelente trabalho Psicologia ? uma (nova) introdução, dos professores

Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com

duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma

experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma

subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos,

estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso ?eu?, enfim,

daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise?

Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como

religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação

e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade,

individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive

quando descobre não existir muita diferença entre os homens.

MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência: a crise da subjetividade privatizada.

Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381

Acesso em 08 jun. 2013

1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor,

e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

RESPOSTA: “Eu pensei /que pudesse esquecer / certos velhos costumes /

Eu pensei / que já nem me lembrasse / de coisas passadas” Como já cantou

Roberto Carlos e Erasmos Carlos, os costumes são criados pelo senso comum,

baseando-se nos valores morais, e que dificilmente serão esquecidos e/ou extintos

totalmente.

Cada grupo possui sua forma de examinar e construir os costumes, que interferem

de forma significativa nas decisões que tomamos. Os costumes não são concretos,

e sofrem interferências do grupo e da época

Não é possível termos um costume particular, mesmo que seja imaginamos ser

privado, sofre interferência.

“O costume surge diante da prática reiterada de uma determinada conduta, ou seja,

em casos semelhantes, as pessoas sempre vão agir de uma determinada forma,

e é na

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