Casos Concretos
Exames: Casos Concretos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferrucio • 1/10/2013 • 254 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Questão discursiva:
Uma jovem de 21 anos, portadora de uma grave patologia neurodegenerativa, necessita de um tratamento que pode prolongar sua expectativa de vida, bem como melhorar sensivelmente suas condições. O tratamento tem um custo de aproximadamente R$ 52.000,00 mensais, com o qual a família da jovem não possui condições de arcar. A Defensoria Pública ajuizou, então, uma ação visando obrigar a União Federal e o município onde a jovem reside a fornecerem o tratamento sem custos. Em contestação, os entes federativos alegaram, em síntese, que: (i) o alto custo do tratamento pode causar um grave abalo à economia e à saúde públicas; (ii) a decisão viola o princípio da separação de poderes e as normas e regulamentos do SUS (que não incluem tal medicamento na relação de tratamentos dispensados aos cidadãos gratuitamente), cabendo ao poder público estabelecer as diretrizes no campo das políticas públicas; (iii) ofensa ao sistema de repartição de competências, em face da inexistência de solidariedade entre os entes componentes do SUS. Com base na jurisprudência do STF, opine sobre a correta decisão do caso, fundamentadamente.
Segundo a jurisprudência deverá o SUS, se responsabilizara pelo tratamento da jovem, uma vez que a saúde é um dirieto de todos e dever do estado.
O STF é decidiu a favor dos pacientes que necessitem de tratamentos e medicamentos de alto custo, porém deverá ser avaliada a sua real necessidade, os tratamentos de caráter experimental ou que não são reconhecidos pelo ministério da saúde não estará o estado obrigado a arcar com os esses custos.
...