Catolicismo
Resenha: Catolicismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laresep • 10/4/2014 • Resenha • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 263 Visualizações
Catolicismo
O Catolicismo é uma religião que surgiu a partir do ano 50 depois de Cristo, a partir da deturpação do verdadeiro Cristianismo. Jesus Cristo (Yehoshua haMashiach) é judeu, e sempre pregou o Judaísmo, e sempre praticou o Judaísmo. Portanto, os verdadeiros seguidores de Jesus também pregam e praticam o Judaísmo. O Catolicismo surgiu aproximadamente no ano 50 depois de Cristo, quando alguns dos seguidores de Jesus Cristo começaram a dizer que não é necessário obedecer a certos mandamentos da Lei de Deus (Torah), e assim se tornaram hereges.
A origem mais remota do Catolicismo ocorreu quando Paulo de Tarso começou a dizer aos gentios que estavam se convertendo a Deus que eles não precisavam fazer a circuncisão para serem salvos. Este fato é mencionado no livro católico de Atos dos Apóstolos, capítulo 15, versículos 1 e 2, onde consta o seguinte:
“E alguns que desceram da Judéia ensinavam os irmãos, dizendo: se não fordes circuncidados segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Mas havendo resistência e discussão não pouca de Paulo e de Barnabé contra eles, resolveram subir Paulo e Barnabé e alguns outros deles, para os apóstolos e anciãos em Jerusalém, sobre aquela questão.”
Protestantismo
Protestantismo é, ao lado do Catolicismo, um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” é substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.
O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Os motivos para esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja Católica, além da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, entre outros.
Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermediário; diferentemente da fé católica, a qual diz que o único método de se obter a salvação é através dos sacramentos e rituais para purificação da alma feitos através de pessoas santificadas (padres, bispos, etc).
Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, têm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas.
O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.
Islamismo
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.
A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
Alcorão, livro sagrado do Islamismo
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Principais conflitos do século XX
Intifada: um dos mais importantes eventos da relação entre árabes e israelenses.
Cinema e guerra: representações fílmicas sobre a guerra do Vietnã
O cinema ajudou a construir uma visão ideológica sobre a Guerra do Vietnã, reforçando ainda mais a disputa ideológica que envolveu o conflito: capitalismo vs. comunismo.
A Batalha de Stalingrado foi determinante para a derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial.
O domingo sangrento russo: O dia em que manifestantes tingiram a Rússia de vermelho, com seu sangue.
A guerrilha do Araguaia
Um sanguinário conflito entre comunistas e militares às margens do Rio Araguaia.
Guerra Civil na Somália
Conflito territorial entre a Somália e a Etiópia.
Frente Polisário
O grupo armado que luta pela independência da última colônia do continente africano.
Guerra Civil no Sri Lanka
Conflito originado por questões territoriais.
China X EUA
A econômia que mais cresce ameaça a hegemonia Norte-Americana.
Guerra dos Bálcãs
A região dos bálcãs e sua influência na Primeira Guerra Mundial.
Primeira Guerra Mundial
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial, O início da 1ª Guerra Mundial, O desenvolvimento da 1ª Guerra Mundial, Os tratados do pós-Primeira Guerra, O exercício da Primeira Guerra.
Segunda Guerra Mundial
Os preparativos da Segunda Guerra Mundial, A ofensiva alemã, A resistência soviética, A vitória dos Aliados, O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, Erwin Rommel, O bunker de Hitler, O resgate de Mussolini.
O ataque a Guernica
Como foi um dos mais conhecidos
...