Catolicismo
Resenha: Catolicismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariiferreeeeira • 8/9/2014 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
A perspectiva teórica que norteia Religiões no Brasil, livro composto por 15 artigos de diferentes antropólogos e sociólogos da religião, refere-se à modernidade e ao seu impacto no campo religioso a partir de uma densa observação das mudanças, articulações, combinações e interpretações da polissemia que caracteriza esse fenômeno no país. Assim, o catolicismo dos novos tempos, os protestantes, pentecostais e neo-pentecostais em expansão e flexibilização, os jovens, o trânsito religioso e os contatos com "os sagrados", os esotéricos e o circuito neo-esotérico, as transformações no campo espírita, as novas falas e atuações públicas dos candomblecistas e umbandistas no Brasil compõem eixos temáticos abordados pelos pesquisadores com base em análises qualitativas e quantitativas pormenorizadamente demonstradas.
O campo religioso brasileiro nunca foi caracterizado, segundo estudiosos da religião, pela constituição de "fronteiras rígidas" entre as diversas formas de crer e de ser religioso. A "porosidade das fronteiras" entre catolicismo e espiritismo formou as instituições religiosas no país, assim como a própria cultura nacional. O crescimento dos pentecostais de 9% da população brasileira em 1990, para 15% em 2000, segundo dados do IBGE, passou, no imaginário social e nas análises de alguns cientistas sociais, a ameaçar o enquadramento sob o qual se estabeleceu o jeito de ser religioso e mesmo o jeito de ser cidadão no Brasil. O exclusivismo constitutivo das práticas e da crença evangélica estava em dissonância com a cultura nacional, mas apresentava, desde a época da guinada pentecostal no campo evangélico ao final dos anos 1960 e início dos 1970, um crescimento (para alguns) assustador.
...