Cepal
Seminário: Cepal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karytrindade • 29/4/2014 • Seminário • 649 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
CEPAL
A CEPAL é uma das cinco comissões regionais da UNU, tem como mandato o estudo e a promoção de políticas para o desenvolvimento de sua região, principalmente estimulando a cooperação entre seu s países e o resto do mundo funcionando como um centro de excelência de altos estudos.
Todos os países do Caribe e da América Latina fazem parte da Cepal,junto com algumas nações desenvolvidas que mantém fortes vínculos históricos,culturais e econômicos da região.
. Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente. Uma resenha da literatura econômica
A CEPAL fez pedido de uma revisão da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento a partir da década de noventa, com o seguinte objetivo: “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologia e inovação em processos e produtos”.
A abertura dos anos noventa prometia libertar a capacidade de inovação das peias da estrutura interna, via os efeitos dinamizadores do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro.
Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
O SUS é um conjunto serviços e ações prestadas por órgãos e instituições públicas Federais, Municipais e Estaduais. O sistema de saúde brasileiro é constituído por uma variedade de organizações públicas e privadas estabelecidas em diferentes períodos históricos.
O Brasil está numa posição epidemiológica intermediária, onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitárias. As doenças não transmissíveis (câncer, diabetes, cardiovasculares etc.), aumentarão nas próximas décadas, como fenômeno natural, compatível com o crescente envelhecimento da população.
A melhoria do nível de saúde de uma população depende de inúmeros fatores. O acesso a bens e serviços de saúde é um deles. Mas, tão ou mais relevantes, sob a ótica coletiva, são os chamados determinantes sócio-estruturais relacionados ao padrão de desenvolvimento entre os quais, o grau de educação da sociedade, a renda e sua distribuição e as condições ambientais, sobretudo as de saneamento básico. As condições de saúde coletiva são também influenciadas por elementos culturais e comportamentais responsáveis pelo estilo de vida das pessoas que pode ser mais ou menos saudável. Afora as características individuais como idade, sexo, hereditariedade, raça/cor, fatores que, ao contrário dos anteriores, estão fora do alcance de políticas públicas.
O Brasil e seus vizinhos na América do Sul - Sumário Executivo
Há algum tempo o Brasil vem procurando intensificar relações econômicas com os países vizinhos. O presente projeto - realizado pelo Escritório da CEPAL no Brasil, é uma sistematização de dados primários e informações secundárias disponíveis, que procura informar sobre as condições do Brasil e da maior parte dos países da América do Sul (exceção de Guianas e Suriname), em
...