Ciencia E Tecnologia Dos Materiais
Exames: Ciencia E Tecnologia Dos Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 775775 • 11/4/2014 • 1.875 Palavras (8 Páginas) • 454 Visualizações
Estruturas Metálicas
A estrutura metálica vem ampliando a sua utilização em vasto segmento da construção, já atingindo, nos países industrializados, uma tecnologia altamente consolidada nesse campo.
O bom desempenho construtivo do aço destaca-se na seguinte gama de aplicações:
• Pontes, elevados, passarelas e viadutos;
• Edifícios de andares múltiplos residenciais, comerciais (agências bancárias, escritórios) e construção de casas em geral;
• Supermercados, shopping centers e garagens;
• Etc.
Vantagens:
• Alta eficiência construtiva.
• Alívio das fundações.
• Redução da área de canteiro de obras.
• Redução do tempo de construção.
• Aumento do espaço útil da construção.
• Qualidade e segurança da obra.
• Flexibilidade.
• Facilidade nas instalações hidráulicas e elétricas.
• Economicidade.
Economia nos prazos:
Podem-se considerar reduções nos prazos de construções de 35% nas edificações comerciais e 25% nos edifícios habitacionais, Entretanto, dependendo do tipo da construção, a redução nos prazos pode alcançar até 50%.
Precisão de Orçamento:
Com as estruturas de aço, a construção transforma-se em uma tarefa de montar. A precisão das estruturas transmite-se aos demais ítens, seja na regularização das lajes, seja nos revestimentos das alvenarias, instalações de tubulações, de utilidades, esquadrias, elevadores, etc.
De acordo com Lima et al. (2001), analisou-se o custo da estrutura de uma
edificação com dez pavimentos. Na obtenção do custo final da estrutura foram
computados a mão-de-obra, consumo de materiais (concreto, forma, aço e material
de enchimento) e também o tempo de execução. As lajes consideradas foram:
maciça tradicional, treliçada bidirecional com blocos de EPS (poliestireno expandido)
e a nervurada bidirecional (tipo colméia).
Foram levantados os consumos de materiais para cada um dos sistemas
analisados .
DEMONSTRATIVO DE CONSUMO DE MATERIAIS NAS LAJES
Tradicional
(Maciça) Treliçada
Bidirecional Nervurada
Bidir.(Colméia)
Concreto (m3/m2) 0,17 0,071 0,106
Aço (kgf/m2) 10,76 7,04 6,357
FONTE: Lima et al, 2001.
DEMONSTRATIVO DO PERCENTUAL DE CADA INSUMO POR M² DE LAJES Fonte: Lima et al, 2001.
Analise de custo das concepções estruturais em relação ao custo total da estrutura.
Fonte: MERCE E OLIVEIRA, 2001
Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.
A estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente, pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.
Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.
O concreto, material mais comumente utilizado na construção civil no Brasil e os demais materiais que são utilizados conjuntamente, apresentam resultados dissonantes das atuais tendências e necessidades globais.
A construção com esse tipo de material torna-se mais cara, por demandar maiores investimentos financeiros, além de não poder ser considerada ambientalmente sustentável. A necessária utilização de água, madeira, e o desperdício de materiais devido ao maior tempo da obra produzem impactos ambientais e financeiros negativos.
Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações. Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso.
A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.
A alta resistência do aço possibilita elementos estruturais menores, com capacidade de vencer grandes vãos, e é conhecida até mesmo por quem trabalha exclusivamente com concreto armado.
Curiosidade:
A construção em aço atende a todos os requisitos e necessidades. Foi pensando no conceito de sustentabilidade que a dupla da Gesto Arquitetura, Newton Massafumi Yamat e Tânia Regina Parma, criou o projeto dessa casa em Santana do Parnaíba, São Paulo. Próxima à região de Aphaville, a residência que tem 890 m2de área construída ficou pronta em 12 meses: a agilidade é característica da presença de estruturas metálicas em sua concepção.
Números da obra:
Tempo de execução: 12 meses
Área total: 890 m2
Estrutura de aço: 35 toneladas
Estrutura
...