Ciencias Humanas
Trabalho Escolar: Ciencias Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakamaia • 15/10/2014 • 898 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o surgimento e a evolução do sistema tributário, em termos históricos relatados por estudiosos desse sistema, pelo qual, deu origem a vários tipos de tributos.
Mostraremos que ao longo da historia do nosso país, não temos um sistema tributário equitativo, justo e comprometido com a construção e desenvolvimento da nação.
Neste trabalho falaremos das seguintes opções para tributar o resultado de uma empresa: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, falaremos um pouco de cada opção e suas vantagens no meio empresarial.
Sendo assim no decorrer desse trabalho iremos mostrar as diferentes alíquotas para que o empresário possa fazer a melhor opção tributaria.
Será mostrada a forma de tributação pelo Simples Nacional, identificando as principais obrigações acessórias e trabalhistas das empresas optantes por essa tributação.
Serão feitos cálculos de uma empresa fictícia dos anos de 2011 e 2012 para verificar qual a melhor forma de tributação, considerando que a empresa analisada optasse pela tributação pelo lucro real e, alternativamente, pelo lucro presumido.
Mostraremos em forma de cálculos qual a melhor opção de uma empresa escolher sua forma de tributação.
Também falaremos sobre as alterações do processo de internacionalização da contabilidade brasileira. Cuja finalidade é viabilizar o processo de convergência das Normas Contábeis Brasileiras para os padrões internacionais de contabilidade.
Neste trabalho mostraremos a contabilidade sob três perspectivas: Societária, Tributaria e Gerencial.
ETAPA 1
Historia dos Tributos
O período denominado pelos historiadores como pré-colonial, que vai da data do descobrimento ate 1530, a preocupação de Portugal era manter a posse das terras conquistadas, a primeira atividade econômica realizada no Brasil foi a extração do pau-brasil, sendo que para a exportação do mesmo o Rei o fazia por meio de terceiros, a parir disto passou-se a cobrar o primeiro imposto pago no Brasil que foi o Quinto, tendo base na legislação portuguesa.
O período de 1530 a 1580, é marcado pelo inicio da colonização, que para viabilizá-lo a solução encontrada foi o sistema de capitanias hereditárias, criando novos tributos:
* O pagamento pela concessão para exploração do comércio do pau-brasil, especiarias e drogas;
* Direitos das alfândegas reais;
* Quintos dos metais e das pedras preciosas;
* Dízima do pescado e das colheitas de todos os produtos da terra, colhidos ou fabricados.
Em 1548 constatou-se que a arrecadação não se dava como era esperado, então se criou a figura do Provedor-Mor, que se iniciou a estrutura de administração tributária. Onde a fonte de arrecadação era a cobrança de tarifas alfandegárias, sobre escravos, açúcar, couro e tabaco. O que se observa é que a Coroa Portuguesa criava e cobrava taxas e impostos conforme as mais diversas necessidade, ate taxas para custear casamentos da família real.
Em 1640, a Coroa Portuguesa esteve sob controle da Espanha, esse período foi marcado por grandes gastos com operação militares da União Ibérica, todos custeados com a criação de novos tributos, apos a restauração da Coroa Portuguesa, Portugal viu-se em uma grande crise financeira.
Agora, cabia ao Brasil sustentar os gastos de Portugal, e as transações e o comercio de escravos foram alvo de novas formas de tributos, para Coroa Portuguesa.
Fugindo da invasão
...