Clostridiose: Tétano
Artigos Científicos: Clostridiose: Tétano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alecyjr • 5/6/2014 • 758 Palavras (4 Páginas) • 535 Visualizações
As clostridioses estão entre as principais enfermidades que acometem os animais
domésticos no país com altas taxas de morbidade e letalidade, acarretando grandes prejuízos
econômicos ao setor produtivo.
O tétano é umaenfermidade infecciosa não contagiosa causada pela ação das exotoxinas produzidas pelo agente Clostridium tetani, provocam alterações funcionais no sistema nervoso central com aumento da excitabilidade. C. tetani é cosmopolita sendo comumente encontrado no solo sob a forma de esporos e trato intestinal do homem e animais domésticos. A infecção ocorre geralmente pela contaminação por esporos na pele ou mucosa comlesões superficiais ou profundas de qualquer natureza. O corte e cura de umbigo de maneira inadequada é uma potencial porta de entrada aos esporos de C. tetani em grandes animais. Fatores como presença de tecidos desvitalizados, corpo estranho, isquemia e infecção contribuem para a diminuição do potencial de oxirredução na lesão o que favorece a germinação dos esporos que se multiplicam e produzem as toxinas tetanolisina e tetanospasmina, sendo a última responsável pelas características clínicas do tétano.A tetanospasmina é uma potente neurotoxina ela atua na redução da liberação de neurotransmissores inibitórios como o ácido gama globulínico (GABA) e a glicina resultando em um quadro de paralisia espástica. A tetanolisina é uma hemolisina capaz de provocar lise celular por meio da formação de poros por hidrólise dos fosfolipídeos da membrana plasmática (36). O significado clínico desta enzima é desconhecido, entretanto, a mesma é inibida pelo oxigênio e colesterol plasmáticos. Clinicamente, a doença manifesta-se com febre baixa ou ausente e hipertonia muscular, ocasionando trismo mandibular, rigidez da nuca, protrusão de terceira pálpebra, disfagia, hiperextensão de membros, opistótono e insuficiência respiratória. A espasticidade da musculatura facial (riso sardônico) comumente observada em humanos já foi descrito em cães e gatos. Inicialmente, os espasmos e contraturas paroxísticas são provocados por estímulostácteis, sonoros, luminosos ou alta temperatura ambiente e, com a evolução da doença podem ser desencadeados espontaneamente. Em geral, o animal se mantém consciente.
Diagnóstico
O diagnóstico do tétano é baseado no histórico, anamnese e sinais clínicos, não dependendo de confirmação laboratorial. À necropsia, não são encontradas lesões significativase a presença de porta de entrada para o agente nem sempre é observada como em alguns relatos de surtos de tétano idiopático em bovinos jovens. É importante o diagnóstico diferencial para intoxicação por metoclopramida e neurolépticos; intoxicação por estricnina com ausência de trismo e hipertonia generalizada durante os intervalos dos espasmos e meningite com presença de febre alta desde o início, ausência de trismo e vômito. Além destes, inclui-se como diagnóstico diferencial a raiva, em que é possível observar a presença de convulsão, alterações de comportamento, ausência de trismoalém de histórico de mordedura, arranhadura ou lambedura por animais.
Controle e Tratamento
Os princípios básicos do tratamento do tétano são sedação, neutralização da toxina
tetânica circulante
...