Codesp
Pesquisas Acadêmicas: Codesp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: princessgtc • 17/3/2015 • 978 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT
GUILHERME PERES
IDIANE FREITAS
MARÍLIA FERNANDES
PEDRO VINHAIS
RUBENS RABELO
SIDNEY MOURA
LEGISLAÇÃO APLICADA: ENTRAVES NA EXPORTAÇÃO DA SOJA
Santos
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT
GUILHERME PERES
IDIANE FREITAS
MARÍLIA FERNANDES
PEDRO VINHAIS
RUBENS RABELO
SIDNEY MOURA
LEGISLAÇÃO APLICADA: ENTRAVES NA EXPORTAÇÃO DA SOJA
Trabalho Interdisciplinar Dirigido apresentado ao Centro Universitário Monte Serrat como exigência parcial para a aprovação na disciplina Projeto Aplicado: Processos Aduaneiros do Curso de Comércio Exterior.
Orientador: Prof. Luis Carlos Demetrio Laranjeira
Santos
2014
ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO APLICADO
1. TEMA
2. DELIMITAÇÃO DO TÍTULO
3. METODOLOGIA
4. PROBLEMA
5. HIPÓTESE
6. OBJETIVOS
7. JUSTIFICATIVA
8. REFERÊNCIAL TEÓRICO
9. CRONOGRAMA
1. TEMA
Legislação aplicada: entraves na exportação da soja
2. DELIMITAÇÃO DO TÍTULO
Abordagem das principais leis atribuídas à exportação de soja, com seus respectivos problemas no País.
3. METODOLOGIA
A pesquisa baseou-se nos atuais problemas legislativos, referente à exportação da soja no país, com a dúvida sobre a não-tarifação ou tarifação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e como essa decisão irá influênciar diretamente o produtor agrícola e as Finanças Nacionais.
Entrevistas atuais com o Ministro da Fazendo Guido Mantega, terá o papel importante na compreensão sobre o impacto financeiro na área, utilizando de comparações com outros setores agrícolas e a exportação da soja.
Já a ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), ira dar todo o suporte para reportar, o desenvolvimento agrícola para realizar a exportação.
Com esse grupo de dados e outros, montaremos uma conclusão plausível junto a uma solução, para reduzir os gastos na exportação aumentar a eficácia sem prejudicar o produtor, o cliente final e o atual tesouro nacional.
4. PROBLEMA
Com a ajuda da lei Lei Kandir (LC 87/1996), a atual pesquisa abordará as contradições tributárias para a exportação da soja transgênica brasileira. Já que, a norma garante isenção do imposto ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para produtos in natura e processados, porém, o benefício não vale se a indústria utilizar a venda da matéria prima dentro do próprio país, a isenção e só devida para o produto exportado. Mesmo o pais sendo um dos maiores exportadores de grãos no mundo, justamente por isenções nas tarifações internas, esse fato penaliza os próprios cidadãos, por pagarem mais caro do que o exportado.
Esse mesmo problema também interfere nas condições merciológicas da safra, afinal, existe um interposto entre órgãos dedicados ao agronegócio como a Aprosoja Brasil e a Abiove, que mantém opiniões diversas e opostas sobre a tarifação atual.
5. HIPÓTESE
A visão trazida, é que a soja possa ser comercializada com menor custo possível, maximização do lucro e otimização do tempo conduzido. Portanto, a analise promete visualizar a total reforma tributária, para ser coerente não só com o agricultor, mas também, com a nação exportadora, usando como comparativo o caso mais emblemático que é o da Argentina (cobrança de 35% para produtos exportados).
Importante também ressaltar que para obter uma perspectiva, será necessário deslumbrar com melhorias nas exportações no cenário nacional, lembrando que o trabalho de hoje refletirá na quantidade e custos de exportação da soja.
6. OBJETIVO
Com a exportação da soja em síntese na atualidade, muitas discrepâncias ocorrem ordinariamente, principalmente em relação a pagamentos, por isso, a atual pesquisa irá abordar e demonstrar pontos chaves na Legislação, Tecnologia e Mercado acionário, formas das mesmas,
...