TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Formular Objetivos

Artigo: Como Formular Objetivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

COMO FORMULAR OBJETIVOS

Objetivos são muito mais do que meros desejos. Como reconhecer um objetivo? Se alguém afirma “Seria tão bom se eu fosse magro”, com a expressão sonhadora de quem fala de algo tão distante quanto ganhar na loteria, expressa apenas um desejo.

Pessoas que vivem “tentando” realizar um objetivo (como emagrecer, parar de fumar, modificar um comportamento, etc.) em geral falham porque a finalidade do objetivo é pouco importante ou foi mal especificada.

Pode-se descobrir a finalidade de um objetivo respondendo à pergunta “PARA QUÊ?” “Para que você quer isto?” O que você ganhará quando realizar este objetivo?” “Valerá a pena?”

Além de perguntar o que se ganha ao atingir um objetivo, é fundamental pesquisar o que se perde, porque a conquista de um objetivo sempre envolve ganhos e perdas: “O que você poderia perder ao conquistar este objetivo?” “Isto é algo que você está disposto a perder?” “Este objetivo poderia trazer prejuízos a você ou às pessoas que lhe são caras?”

Para que um objetivo seja alcançado, é preciso que exista um motivo mais forte do que a vontade de não realizá-lo. A alguém que quer parar de fumar, pode-se perguntar: “O que poderia ser mais forte do que a vontade de continuar fumando?”

Objetivos mal formulados incluem também fantasias e expectativas irreais. A pessoa que quer emagrecer para que consiga aprovação social está duplamente equivocada: o que ela quer é aprovação e não emagrecer, e o fato de ser magra, por si só, não lhe garante esta aprovação. Aqui é preciso, antes de tudo, cuidar de sua auto-estima. Também o tamanho do objetivo pode estar mal especificado. Quando uma pessoa afirma que gostaria de aumentar seus rendimentos (ou aprender um idioma, um esporte, ampliar o número de clientes, emagrecer, etc.) é preciso que dimensione QUANTO quer ganhar e EM QUANTO TEMPO. Em geral, nós não nos motivamos em relação a tarefas que nos pareçam intermináveis. Por este motivo convém dividir um objetivo em partes menores e especificar o tempo a ser gasto em cada uma delas.

Outro ponto a ser verificado diz respeito aos recursos e alternativas que deverão estar presentes para a realização de um objetivo. Além de recursos materiais, é preciso saber O QUE fazer e COMO fazer e ainda, possuir alternativas para lidar com falhas ou imprevistos. Imaginemos um empresário que tem como objetivo melhorar o atendimento aos clientes. As perguntas a serem feitas neste caso são: “Tem ele os recursos de que necessita?” “Ele sabe o que e como fazer?” “Se não sabe, quem poderia lhe dar as informações de que necessita?” “De que outra maneira ele poderia atingir seu objetivo?”

Se repetidas um certo número de vezes, estas estratégias de formulação de objetivos passarão a fazer parte do repertório comportamental de quem as pratica. Poderão ser de grande valia no sentido de fornecer uma certa estrutura, uma organização, que evita a confusão, a indecisão e conduz à ação planejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com