Competição Administração
Monografias: Competição Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eury • 29/11/2014 • 797 Palavras (4 Páginas) • 627 Visualizações
COMPETIÇÃO
A estratégia é um dos conceitos mais temerários em negócios, ela explica como uma organização, diante da competição, alcançará um desempenho superior. Essa definição e enganosa simples. Eis por que, antes mesmo que possamos falar de estratégia, precisamos abordar as questões da competição e da vantagem competitiva.
PORQUE NÃO O MELHOR ?
Para a maioria dos gestores, a competição consiste em disputar para o melhor. Essa crença é reforçada por metáforas inspiradas nas guerras e nos esportes. Eles proporcionam emoção, dramaticidade e importância à concorrência empresarial.
Contudo, as metáforas podem ser capciosas. Nos negócios, diversos vencedores podem prosperar e coexistir. A competição se concentra mais em satisfazer as necessidades dos clientes do que em destruir os concorrentes. São tantas necessidades a atender que há diversas maneiras de vencer. Nos esportes, há uma disputa com um conjunto de regras, onde só pode haver um vencedor.
A concorrência empresarial é mais complexa, ampla e multidimensional. O McDonald’s é um vencedor em fast-food, especificamente servidos com rapidez. Por sua vez In-N-Out Burger faz sucesso com hambúrgueres que demoram mais a ser servidos. Em vez de apostar uma corrida especifica com um rival especifico, como Poter diria, as empresas podem criar seu próprio campeonato.
A natureza da competição não é questionada. Mas, não deveria ser assim segundo Peter. Na maioria dos setores, há muitos clientes distintos com necessidades distintas. O melhor hotel para um cliente não é o melhor para outro. A melhor experiência de vendas para um cliente não é o melhor para outro. Não a o melhor museu de arte, nem a melhor maneira de promover a sustentabilidade ambiental. O melhor sempre depende do que se almeja alcançar. Portanto, a primeira deficiência da competição para ser o melhor é que a organização que planejar ser a melhor imporá a si mesma um objetivo impossível.
Cada vez que uma empresa faz um movimento, suas rivais rapidamente se igualam a ela. Para Poter, isso é convergência competitiva. Ao longo do tempo, os concorrentes começam a ficar parecidos, já que uma diferença após a outra é eliminada. A inevitável derrocada rumo – à competição por preço é o equivalente empresarial da destruição mutuamente assegurada. É não são somente produtores que sofrem. Freqüentemente, os clientes, os fornecedores e os funcionários são vitimas de danos colaterais, pois os concorrentes são pressionados por recursos e forçados a cortar custos.
MAS “O MELHOR” NÃO É BOM PRA OS CLIENTES?
Naquilo que a economia clássica denomina “ competição perfeita”, concorrentes em condições de igualdade vendem produtos equivalentes e disputam de igual para igual, fazendo baixar os preços. para Poter, essa é a essência da competição para ser o melhor. De acordo a teoria clássica, a competição perfeita é a maneira mais eficientes de promover o bem-estar social.
COMPETIÇÃO PARA SER ÚNICO.
Para Poter a competição estratégica significa escolher um caminho diferente daquele tomado pelos outros. Em vez de competir para ser a melhor, as empresas podem- e devem- competir para ser única.
...