Competências avaliadas na prova de redação do ENEM
Abstract: Competências avaliadas na prova de redação do ENEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eemik • 14/4/2014 • Abstract • 702 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
. 0 a 200 pontos
(*) Dentro desta competência, o nível 5 foi alterado para reduzir a tolerância a desvios gramaticais
(**) OBS: Caso o candidato tenha nota zero na Competência 2, ele terá a prova anulada
Fonte: MEC/Inep
A nota 1.000, então, só será atingida se o candidato
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM
Competência Descrição Valor
1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.* 0 a 200 pontos
2** Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0 a 200 pontos
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0 a 200 pontos
4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. 0 a 200 pontos
5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 0 a 200 pontos
Saiba como chegar aos 55 anos com R$ 1 milhão
PUBLICIDADE
CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO
Aos 21 anos, Felippe Oliveira Bartalo já é um veterano em investimentos: começou a poupar aos dez anos, por iniciativa própria.
"Pedi aos meus pais para abrir uma poupança. A partir daí, preferi sempre dinheiro a brinquedo de Natal ou aniversário", diz o estudante de engenharia mecânica, que dá aula particular de matemática e mora com a família.
Calculadora: veja quanto e por quanto tempo você deve poupar para atingir seu objetivo
Adolescente, Bartalo começou a pesquisar sobre finanças pessoais e abriu uma conta em uma corretora, mediante autorização dos pais. Desde então, diversifica os investimentos em ações (70%) e renda fixa (30%), e, principalmente, controla os gastos.
O jovem crê que se aposentará com independência financeira --sonho de muitos, e planejado por poucos.
O quadro abaixo traz simulações que mostram que começar a investir cedo reduz o esforço mensal de poupança. Foi estipulada uma meta de R$ 1 milhão (valor bruto) a ser alcançada aos 55 anos em três tipos de aplicação: o primeiro com um perfil mais conservador (baixo risco), o segundo com risco intermediário e o terceiro, arrojado (maior risco).
A taxa real de juros, descontada a inflação projetada do período e que remunera o investimento, aumenta junto com a exposição ao risco.
Editoria de arte/folhapress
A primeira aplicação, em títulos do governo (Tesouro Direto), prevê juro real de 4,5% ao ano. A segunda, em títulos privados de renda fixa (como CDBs de bancos), tem 5,5% ao ano de juro. E a terceira, em renda variável (ações), taxa de 6,5% ao ano.
Assim,
...