Comportamento
Seminário: Comportamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcec • 27/4/2014 • Seminário • 709 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Considerando a explicação de Botomé, “podemos definir o comportamento pelas características da ação de um organismo, pelas intenções do organismo que age, pelas relações de ação com o ambiente no qual ela é apresentada, etc.
Senso comum de comportamento é dado pelo mau comportamento social, porém dentro da noção científica de comportamento, vemos que a ação ainda éinsuficiente para dizer o comportamento. Comportamento não é ação; comportamento tem origem precedente muito anterior, sendo mais difícil descobrir o motivo que levou a esse comportamento.
O momento é relevante para entender que o comportamento ocorre sempre diante de um objetivo, uma condição, um antecedente que determina qual será a ação e o resultado, o efeito. O comportamento só existe quando há a tríplice contingência – antecedente, uma ação e uma consequência.
O antecedente é o motivo, a causa que levou a ação e o consequente, o resultado obtido com a ação, com a decisão tomada.
Um comportamento é uma relação entre a ação de um organismo e o ambiente em que ela ocorre, sendo o ambiente entendido como aquilo que ocorre antes ou junto com a ação e aquilo que acontece depois (imediatamente ou não ) da ação.
“Em relação ao comportamento humano acontece o mesmo: podemos defini-la de diferentes maneiras. Conforme o que for considerado na definição podemos entender, estudar e investigar diferentes coisas”. (Botomé, Paulo S.)
Como a relação entre aquilo que o organismo faz (sua ação) e o ambiente no qual ele faz esta ação.
Em nossa linguagem é muito frequentre encontrarmos verbos que enfatizam ora a açào do organismo, ora a relação entre a ação e a situação, ora entre a ação e a consequência, ou seja, são elementos interligados e relacionados para entender um comportamento.
A estas múltiplas relações costuma-se chamar de contingências. O comportamento sempre ocorre em um complexo de contingências como as esquematizadas.” (Botomé, Paulo Sílvio – A definição de Comportamento).
"Uma formulação das interações entre um organismo e o seu meioambiente, para ser adequada, deve sempre especificar três coisas: 1) a ocasião na qual ocorreu a resposta, 2) a própria resposta e 3) as conseqüências reforçado-ras. As relações entre elas constituem as 'contingências de reforço'" (Skinner, 1975, p.182).
"é apenas quando analisamos o comportamento sob contingências conhecidas de reforço que podemos começar a ver o que ocorre na vida cotidiana. Fatos que inicialmente desprezamos começam a comandar a nossa atenção, e coisas que inicialmente nos chamavam a atenção aprendemos a descontá-las ou ignorá-las. (...) Em outros termos, não mais encaramos o comportamento e o ambiente como coisas ou eventos separados, mas nos preocupamos com a sua inter-relação. Procuramos as contingências de reforço. Podemos então interpretar o comportamento com mais sucesso" (Skinner, 1975, p.184).
De acordo com Hübner, “geralmente o problema de estudo está diretamente relacionado ao comportamento extra-classe de fixar os conteúdos trabalhados em aula, ou seja, ao comportamento de estudar, porque classicamente, as condições antecedentes ao comportamento de estudar envolvem os estímulos do ambiente de estudo.
Tendo em
...