Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingrid17 • 24/9/2013 • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 302 Visualizações
INTRODUÇÃO
Não existe um método perfeito quando o assunto é Administrar uma Empresa.
Mas sabe-se que antigas funções de gerenciamento, como o planejamento e organização não são mais unicamente suficientes, são inúmeras ameaças que decorrem, devido o momento de instabilidade global, mudanças contínuas em vários segmentos do mercado.
O Estudo do Comportamento organizacional tem sido uma grande ferramenta, para as atuais gestões, através disso as organizações podem averiguar o ambiente de trabalho, as diferenças de cada indivíduo, o aprendizado, a liderança, as experiências em se trabalhar em equipes, a percepção, eficiência e eficácia das gestões.
Além do estudo voltado ao comportamento organizacional, as empresas tem visto a necessidade de se mostrarem inovadoras, no momento não é mais uma questão de escolha, mas sim, de sobrevivência.
Para enfatizar as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações será abordado:
* O estudo sobre o comportamento humano e suas finalidades dentro de uma organização;
* As Inovações dentro de uma empresa e no mercado em geral;
* As principais características de uma equipe, as diferenças, a união das pessoas, a liderança, o compartilhamento de objetivos dentro das organizações;
* Utilizando a comunicação eficaz através da Percepção de cada um, dando motivação para o indivíduo, onde os mesmos irão interagir, utilizando uma troca contínua de conhecimentos.
CAPÍTULO 1
Definição de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência eficácia e efetividade.
Idalberto Chiavenato define que o Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Define que a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Karla Sampaio acredita que o Comportamento Organizacional é o principal fator que deve ser estudado, pois permite à pessoa compreensão do Indivíduo Uno e Múltiplo. Em sua visão, o Comportamento Organizacional engloba conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração, representando assim, a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
Possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.
Analisando Comportamento Organizacional conforme cita os dois autores, pode-se notar que ambos explicam de maneira diferente, mas praticamente com uma mesma definição, citam a importância de se estudar o comportamento de cada indivíduo, e assim criar grupos motivados por uma administração eficiente.
Quadro comparativo sistema aberto e fechado
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
São sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São sistemas que não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim os sistemas fechados não recebem influencia do ambiente e também não influenciam o ambiente.
Organização como sistema aberto: Katz e Kahn
Importação(entradas
Transformação (processamento)
Exportação (Saídas).
Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas.
CAPÍTULO 2
Pesquisa sobre conceito de inovação:
Faixa etária Quantidade Tipo de inovação Observações
23 à 53 anos
07 pessoas inovação tecnológica Foi sugerido pelo Sr. Diego, idade 23 anos, a criação de um cartão fidelidade onde os clientes poderiam acumular bônus, aumentando a freqüência e utilização dos serviços
20 à 42 anos
05 pessoas Inovação por capacitação e
qualificação de funcionários Foi sugerido pela Sra. Claudete q houvesse um sistema de avaliação dos funcionários para ver o desempenho de cada um, e investir em qualificação dos mesmos
25 à 38 anos
04 pessoas inovação do marketing de preço Foi sugerido pela Srta Fernanda que a empresa trabalhasse com preços diferenciados para grupos da melhor idade
27 à 48 anos
04 pessoas Inovação na parte logística da empresa Foi sugerido pelo Sr. Hamilton q a empresa oferecesse um serviço diferenciado, que as fechaduras dos apartamentos do hotel fossem eletrônicas e os colchões magnéticos.
O talento no Brasil para empreendedorismo não é raro, porém isso não diz nada, se não houver inovação não teremos avanço econômico.
São encontrados pontos fortes para se explorar no Brasil, porém não é instigante a inovação. Existem pontos que podem ser mudados, para criar motivação, tais como, a burocracia para abrir uma empresa, políticas que mudam etc.
A falta de ambiente inovador deixou o Brasil atrás de países mais desenvolvidos como China e Índia, quando se trata de transformar conhecimento/ideia em lucro.
Copiar o desenvolvimento destes países
...