Comportamento Organizacional
Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisfrancisca • 25/9/2013 • 1.307 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno:
Disciplina: Comportamento Organizacional. RA: 304047
Professor EAD: Ana Maria Vasconcelos.
Aluna: Chirlane Torres Catingueiro
Autor do Desafio: Rita das Graças Candido Cavichioli.
Objetivos específicos de aprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas, ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com os desafios da vida profissional.
Primeiro Desafio
Comportamento organizacional e o estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como: dos grupos e indivíduos.
Segundo pesquisa realizadas no PT.oboulo.com comportamento organizacional e um campo de estudos voltado a prever,explicar,compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Já segundo www.wikepedia.com.br o CO e o campo de estudos que investiga impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade com um corpo comum de conhecimentos: comportamento das organizações individua grupo, estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Para resumir essa definição, podemos dizer que comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situação relacionados com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtiva, desempenho humano e administração.
Podemos concluir que comportamento organizacional, independentemente do autor da definição, o contexto será sempre voltado para os mesmo conceitos.
Coube a Kenneth Boulaling agrupa e hierarquiza o sistema segundo a complexidade de que se reveste. É de fácil percepção que são sistemas de naturezas diferentes. Ele sugeriu oito níveis são eles os sistemas abertos e fechados.
Diversas pessoas têm sua opinião sobre inovação segundo Jucemar inovação e se adaptar aos novos tempos, se informar e saber criar coisas novas para sempre estar a frente do seu concorrente.
Já o Cleberson acha que inovação é tudo uma visão do novo e de tudo.
A inovação e o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão, e que resulta na comercialização de novos processos. Inovação e fazer mais com menos recursos.
Existem quatro teorias das personalidades que são as mais correntes e aceitas para explica - lá. São elas e suas características a teoria dos traços ela e dinâmica e não completamente estável teoria psicodinâmica e inconsciente, prazer e realidade, teoria humanista impulso interno, crescimento e aprimoramento, abordagem integrativa associação de emoções, cognações, atitudes, expectativa e fantasias.
Abrahmam Maslow desenvolveu a teoria da necessidade fisiológica, segurança, social, ego e auto realização. Sendo que a teoria da necessidade fisiológica ela diz que o homem e um animal dotado de necessidade, assim que uma de suas necessidades e satisfeitas, surge outra em seu lugar.Esse processo não tem fim.
A segunda e a necessidade de segurança quando as necessidades fisiológicas estão mais ou menos satisfeitas, as necessidades localizadas no nível imediatamente superior começam a dominar o comportamento dos homens.
As necessidades sociais tornam-se importante fator de motivação de seu comportamento, necessidades de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros,
...