Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirian • 27/9/2013 • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 321 Visualizações
ANDRÉA DOS SANTOS BARBOZA RA 4300065081
FLAVIA ALMEIDA DOS SANTOS RA 4322782199
LEANDRO AQUINO DE MIRANDA RA 4300063774
MIRIAN GUARIZZO DA CONCEICAO RA 4300078058
VANILDA MARTINS RA 4337816007
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR EAD. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PROFESSOR PRESENCIAL ELAINE DE CARVALHO ALVA
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
DOURADOS/MS
ABRIL/2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
MIRIAN GUARIZZO DA CONCEICAO RA 4300078058
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR EAD. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PROFESSOR PRESENCIAL ELAINE DE CARVALHO ALVA
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
DOURADOS/MS
ABRIL/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4
CAPÍTULO I
I. 1- O conceito de Comportamento Organizacional..................................................................5
I. 2- O Comportamento Organizacional por dois grandes autores..............................................6
I. 3- Os sistemas e seus aspectos básicos....................................................................................7
CAPÍTULO II
II. 1- Inovação 9
CAPÍTULO III
III. 1- Vantagem Competitiva 10
CAPÍTULO IV
IV. 1- Percepção e Comunicação na Administração................................................................11
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................14
INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional é um estudo na área de Administração focada no comportamento das pessoas e grupos nas organizações, com o objetivo de aumentar sua produtividade, reduzir problemas como a alta rotatividade e o absenteísmo e gerar a satisfação de seus colaboradores.
Suas finalidades consistem em ajudar os administradores a:
EXPLICAR; Identificar possíveis causas ou razões que levaram a determinados acontecimentos.
PREVER; Elaborando uma ação específica poder estabelecer resultados para eventos futuros.
CONTROLAR; Através do controle do comportamento individual dos integrantes do grupo, conseguir atingir seus objetivos de maneira mais eficaz.
Para alcançar os resultados esperados, deve-se levar em consideração: o ambiente de trabalho, a estrutura, o planejamento e as habilidades interpessoais dentre outros fatores.
O grande desafio do Comportamento Organizacional é manter as organizações com alto desempenho e competitividade global e com trabalhadores motivados e satisfeitos.
CAPÍTULO I
1. O CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Sociedade humana é formada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A vida em sociedade é facilitada pelas atividades desenvolvidas por essas organizações nos mais diversos setores de atuação. A prestação de Serviços como: saúde, energia, segurança pública, alimentação, lazer, educação, etc. atendem as necessidades humanas através das organizações.
Conceito Comportamento: Porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. È o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.
Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de Organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Quanto mais industrializada for a sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam as Organizações. Estas passam a criar um tremendo e duradouro impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Sejam quais forem os seus objectivos – lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, económicos, etc. – as organizações envolvem tentacularmente as pessoas que se tornaram mais e mais dependentes da actividade organizacional. À medida que as Organizações crescem e se multiplicam, maior se torna a complexidade dos recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento.
De um lado as Organizações são constituídas de pessoas. Por outro lado as Organizações constituem para as pessoas um meio pelo qual elas podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais
...