Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: snoopy • 30/9/2013 • 3.461 Palavras (14 Páginas) • 488 Visualizações
Polo Faculdade Municipal de Araras
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Comportamento Organizacional
Profª Mª Cristiane Vinholli de Brito
O CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Acadêmicos:
Alessandra Gisele Ramos Scardua RA: 373010
Gisele Cristina Pedrozo de Oliveira RA: 373321
Marli Conceição Gomes RA: 373614
Priscila Pratero Coladetti RA: 373705
Priscila Quintiliano Ricci RA: 373665
Araras, 19 de Abril de 2012.
INTRODUÇÃO
Comportamento organizacional é um campo que estuda relação de comportamento das pessoas dentro de uma organização com o comportamento da própria organização tendo o objetivo de ajudar e garantir as melhorias e eficácia das empresas, assim alcançar produtividade, reduzir as faltas e a rotatividade, ou seja, se sentirem satisfeitos em trabalhar na organização. Podemos citar as três determinantes do comportamento: indivíduo, grupos e estruturas. Suas principais variáveis são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Com produtividade uma organização consegue concluir seus objetivos, aumentando a produtividade, diminuindo suas despesas (eficiência e eficácia) e reduzindo as faltas ao trabalho pois é muito difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não estiverem cumprindo com seus horários para trabalhar, isso faz com que a empresa tenha um grande abalo na sua meta da organização e também a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoa eficiente, podendo prejudicar seriamente a eficiência da organização.
CAPÍTULO 1
O Comportamento Organizacional visa a melhoria das habilidades humanas gerando motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. As organizações tem que trabalhar junto com seus colaboradores pois a organização só existe se todos estiverem unidos como um todo, com um mesmo objetivo, tendo motivar e fazer com que os trabalhadores obedeçam as autoridades e manter a competitividade nas organizações para alcançar a eficácia e eficiência que a organização tanto espera, mas os colaboradores por sua vez, tem objetivos de satisfação pessoal e seus cooperados querem que sejam vistos e reconhecidos e também sempre buscando suporte (treinamentos e incentivo) da empresa para o que precisarem.
Dentro das Organizações temos que obter algumas habilidades para um sucesso, segue algumas:
• Habilidades Técnicas: é a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas.
• Habilidades Humanas: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo- as e mostrando-as, tanto individualmente ou em grupo.
• Habilidades Conceituais: é a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.
Contudo obtemos também dentro das organizações a psicologia , que é a ciência que busca medir, explicar, modificar o comportamento dos seres humanos, com ela acompanharemos três opções:
• O estudo sistemático: observações dos relacionamentos, tentativas de atribuições de causas e efeitos e conclusões baseadas em evidência cientificam.
• Diferenças individuais: Existem algumas diferenças fundamentais que sustentam o comportamento de todos os indivíduos que podem ser identificados, e modificados para refletir as diferenças individuais.
• Intuição: Uma sensação, não exatamente corroborada pela pesquisa.
Não podemos esquecer alguns conceitos importantes dentro do comportamento, a diversidade da força do trabalho incluído diferentes grupos dentro da organização, a gestão de qualidade total voltada ao cliente, através do continuo aprimoramento de todos os processos organizacionais, a reengenharia reconsidera como o trabalho seria feito e como a organização seria estruturada caso fosse criada novamente, a autonomia coloca os funcionários no comando de suas próprias obrigações, a ética onde coloca o indivíduo em uma situação de definir a conduta correta e a errada, e o conceito Modelo onde há uma abstração da realidade representação simplificada de um fenômeno real.
A motivação é tratada como um conceito central em Comportamento Organizacional, pois trata-se do conjunto de forças energéticas que têm origem no indivíduo ou fora dele e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração. E a motivação pode ser intrínseca, quando criada pelo entusiasmo que o trabalho em si suscita; ou extrínseca, motivada pela busca de recompensa ou evita a punição.
Temos algumas teorias no Comportamento Organizacional:
• Teorias de Conteúdo (gerais): procura identificar o que motiva as pessoas, referindo-se as aspirações genéricas dos seres humanos.
• Teorias de Conteúdo (organizacionais): procura identificar o que motiva as pessoas, mas incidindo diretamente sobre o CO.
• Teorias de Processo (gerais): procura responder como se desenrola o CO, sob as aspirações genéricas dos seres humanos.
• Teorias de Processo (organizacionais): procura responder como se desenrola o comportamento incidindo diretamente sobre ele.
Quando não conseguimos chegar a um resultado satisfatório dentro das organizações obteremos um quadro de problemas gerados consequentemente pela falta de organização e desmotivação dentro dessas organizações, seja ele causado pelos seus maus líderes, maus grupos, maus colaboradores, ou pela má formação dessa organização.
Uma organização bem estruturada, com colaboradores bem sucedidos e reconhecidos, indivíduos que tenham garra e objetividade para um crescimento, que tenham a necessidade de buscar o nível máximo de sua capacidade e expectativas, gerará uma organização bem sucessida com colaboradores altamente
...