Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviangoncalves • 2/10/2013 • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 335 Visualizações
Curso: Administração Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º Turno:
Disciplina: Comportamento Organizacional.
Professor EAD: Ana Maria Vasconcelos.
Objetivos específicos de aprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à
profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual
Questões
1 – (0,21) Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.
Cada individuo tem sua inteligência própria, idéias diferenciadas, dom particular, habilidades individuais com perfil pré-determinado, sendo necessário trabalhar alguns aspectos pessoais. Não é possível tratar as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.
2 – (0,21) [...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei [...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.
Colocando a situação para dentro da organização podemos dizer que o individuo é alguém que se destacou perante a equipe, aquele que buscou o crescimento profissional e individual obtendo méritos que muitas vezes são vistos pelos membros da equipe de uma forma errônea, sendo analisado superficialmente não tendo a concepção de tudo que o individuo doou para o sucesso da corporação. A avaliação que é feita sobre cada um dentro de uma organização geralmente vem dos atos que o individuo transpõe dentro do seu ambiente de convívio; como por exemplo, a forma como trabalha, de como trata seus subordinados, do seu perfil de liderança, etc.
3 – (0,21) Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.
Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?
Podemos dizer que nas duas teorias há o fator de motivação e o das necessidades básicas do trabalhador dentro da organização. Onde Maslow estabeleceu que os indivíduos se comportam no sentido de suprir suas necessidades mais imediatas, onde cada pessoa age sempre buscando a necessidade não satisfeita ainda, e quando consegue alcançá-la vai em busca de outra. Já na teoria de Herzberg diz que a satisfação esta relacionada às tarefas que o individuo exerce dentro da empresa (reconhecimento, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção e capacidade para executá-la melhor) e a insatisfação refere-se aos fatores ambientais, fatores externos a tarefa (supervisão, relações interpessoais, condição do ambiente de trabalho, salário).
4 – (0,21) Apesar de alguns autores entenderem que o significado é similar, em nosso PLT e material didático conseguimos compreender a diferença entre grupo e equipe (ou grupo psicológico). Defina e diferencie os dois conceitos, dentro dos conteúdos trabalhados sobre o tema.
Grupo: é um agregado de pessoas,
...