Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samp • 26/10/2013 • 3.367 Palavras (14 Páginas) • 337 Visualizações
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o
exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em
decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades
humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual dos grupos em situação
de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder,
estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos
de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que
afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento
Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela
diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças
ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O comportamento organizacional esta se estabelecendo firmemente como
um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja
sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a
abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura
contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações
de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis
relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da
convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se sobretudo da
Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Polít,icas. Tanto
quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam
também são complexas em explicar suas ações.
Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo
de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos
nas organizações.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional
Trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.
Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.
A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as atividades.
A elaboração da estrutura da empresa é chamada de organização; quais tarefas devem ser realizadas, por quem, quem se reporta a quem e quais as decisões a serem tomadas.
Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização; é o controle. O desempenho real tem de ser comparado com as metas estabelecidas previamente e se houver quaisquer desvios significativos, é responsabilidade do administrador trazer a organização de volta aos trilhos.
Falamos até aqui da importância das habilidades humanas; o termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.
Principais características das organizações
a) Comportamento probabilístico: as organizações são sempre afetadas pelas variáveis externas. O ambiente é potencialmente sem fronteiras e inclui variáveis desconhecidas e incontroladas. Por outro lado as conseqüências dos sistemas sociais são probabilísticas e não-determinadas. O comportamento
...