Comportamento Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 91201465 • 5/11/2013 • 3.980 Palavras (16 Páginas) • 302 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tutor presencial: Anderson de Sousa Costa
Professor da disciplina: Ma Yaeko Ozaki
GRUPO
Pamela Bispo de Oliveira. RA 420636
Hewrys Guedelha Rodrigues. RA 411439
Kamilla Oliveira Borges. RA 432344
Edimar Gomes Ferreira. RA 419270
Luciano Rios dos Santos. RA 423806
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPITULO I..................................................................................................................4
CAPITULO II................................................................................................................6
CAPITULO III...............................................................................................................7
CAPITULO IV...............................................................................................................8
CONCLUSÃO..............................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................14
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem finalidade de compreender Comportamento Organizacional e suas variáveis, demonstrando sua importância nos dias atuais. Além disso, procura esclarecer as variáveis que influenciam o bom relacionamento dos indivíduos dentro das organizações e, consequentemente, o crescimento e o sucesso das empresas.
Com a globalização, as organizações sofrem constantes mudanças tanto no ambiente externo (política, economia, meio ambiente), quanto no ambiente interno (necessidade de capacitação, de inovação no processo gerencial, de conhecimento global de negócios e outros). Tais mudanças levaram os gestores a reconhecer a necessidade de renovação no estilo de gerir. A sociedade moderna exige cada vez mais da organização eficiência e eficácia na prestação de serviços.
Para grande parte das pessoas, a eficiência e a eficácia se confundem, entretanto essas palavras possuem significados diferentes. A eficiência é a capacidade de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, traduz-se no modo como uma tarefa é realizada. Por outro lado, a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso e escolher os melhores meios para produzir um produto, baseia-se no resultado da tarefa.
Diante do exposto, será possível perceber que para uma organização alcançar o sucesso através de um administrador eficiente e eficaz, o estudo do comportamento organizacional torna-se indispensável.
Para que se compreenda o que vem a ser o comportamento organizacional, faz-se necessário reconhecer que os indivíduos distinguem-se uns dos outros. Essa percepção é formada em cada ser humano de acordo com as experiências vividas e com valores adquiridos. O ser humano é único e logo possui necessidades diferentes. Nesse sentido cabe ao administrador saber lidar com essas diferenças respeitando o ponto de vista de cada colaborador. Diante disso, conclui-se que o comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano dentro do ambiente de trabalho.
Assim, as pessoas que compõem a organização merecem que sejam estudadas e levadas em consideração no momento de traçar a estratégia organizacional que vai servir de base para que a empresa consiga manter a competitividade na sociedade atual.
CAPITULO I
Nos dias atuais, as organizações vêm exercendo um papel fundamental no cenário econômico mundial. Desse modo, torna-se cada vez mais necessário compreender o funcionamento dessas organizações com todas as suas variáveis, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, habilidades interpessoais e, principalmente, os colaboradores que a compõem.
Diante disso, faz-se necessário saber que o ser humano comporta-se de acordo com aquilo que interpreta da realidade. O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.
O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos. Ele aponta para diferenças e ajuda os executivos a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra e quais as práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Este estudo pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.
Dado o exposto, pode-se concluir que o comportamento organizacional consiste em analisar cada indivíduo dentro da organização, sua relação interpessoal dentro dos grupos organizacionais, a relação desses grupos com a empresa, englobando todo o sistema operacional, tendo assim uma visão sistêmica do funcionamento da organização onde cada atitude ou ação refletirá de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, cabe ao administrador gerenciar essas ações a fim de que elas tragam contribuições positivas. Esse gerenciamento consiste em incentivar os colaboradores, oferecendo segurança no emprego, salários competitivos no mercado, oportunidades de crescimento profissional, benefícios e outras vantagens com o objetivo de garantir o crescimento forte da organização.
A seguir, faremos
...