Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zschornack • 16/11/2013 • 904 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
Apresentação
A gestão das pessoas nas organizações é uma das questões mais críticas no mundo dos negócios. O comportamento, as ações e decisões desempenham papéis fundamentais nos resultados das empresas e no desdobramento das estratégias.
O comportamento organizacional estuda os diferentes níveis de interação entre pessoas e organizações. No nível individual, verificam-se as expectativas, a motivação e as competências individuais que os colaboradores demonstram através de seu trabalho. No nível grupal estudam-se a constituição das equipes, os papeis desempenhados e as interações comunicacionais deles provenientes, além da influência do líder neste contexto.
• Fale com o coordenador do curso
• Confira o valor do investimento
• Registre interesse
• Inscreva-se
Objetivos
Qualificar os participantes para analisar as interfaces entre pessoas e organização e desta com seus stakeholders, com a finalidade de facilitar a intervenção no comportamento das pessoas nas organizações, em níveis individual, grupal e institucional.
Público de interesse
Profissionais e gestores com nível superior que busquem formação continuada, e interessados em aprofundar conhecimentos na área do comportamento humano e gestão de pessoas. Também, colaboradores da organização responsáveis por liderar pessoas e equipes, e demais interessados no tema.
Sobre o curso
No ambiente das organizações contemporâneas, lidar com pessoas é um dos aspectos mais desafiadores e estimulantes para a gestão. As demandas das organizações cada vez mais exigem uma gestão das pessoas voltada ao comprometimento, direcionando ações focadas em metas e resultados. O trabalho por projetos, a gestão da diversidade em todos os seus aspectos, a gestão à distância, as equipes virtuais, o home working e tantas outras características das relações de trabalho demandam olhares e intervenções acerca do comportamento das pessoas nas organizações, nos seus aspectos individual, grupal e institucional.
O MBA em Gestão do Comportamento Organizacional propõe análise e intervenção do comportamento organizacional na complexidade das relações entre colaborador e empresa e necessidades de mudança, aprimorando a performance das pessoas e das organizações.
Perfil do futuro profissional
Ao final do curso o aluno será capaz de:
• Atuar estrategicamente, interagindo em diferentes ambientes organizacionais, tendo como foco os resultados do negócio;
• Promover mudanças necessárias na intervenção do comportamento das pessoas, com espírito crítico e investigativo, primando pela postura empreendedora e ética;
• Administrar situações profissionais complexas, interagindo, apoiando e negociando com os diferentes atores organizacionais;
• Elaborar, implementar e gerir projetos estratégicos, avaliando impactos e resultados das decisões;
• Transpor elementos conceituais da Gestão do Comportamento Organizacional para a realidade objetiva e subjetiva das organizações, criando condições inovadoras para o desenvolvimento do potencial humano e para o crescimento organizacional.
Comportamento Organizacional
Falamos até aqui da importância das habilidades humanas; o termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Onde estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionados aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.
Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas
...