Comportamento Organizacional
Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joiceraquel • 3/3/2014 • 3.091 Palavras (13 Páginas) • 284 Visualizações
Comportamento Organizacional
No geral o texto base indicado para pesquisa, fala do comportamento individual e grupal de uma organização.
No caso individual, fala resumidamente em personalidade, integridade e habilidades das pessoas. Com isso instrui a organização a conhecer seu grupo e saber o que estes pensam, falam e executam. Assim organização deve saber a trabalhar as individualidades através de remuneração, benefícios e treinamentos. Sendo assim os colaboradores trabalham satisfeitos, e ajudarão a empresa a chegar a seus resultados.
As pessoas com seu comportamento são a base para os resultados da empresa, exercendo algumas virtudes como liderança, motivação e pró- atividade.
No caso do comportamento grupal as pessoas, podem ser influenciadas umas pelas outras, mas isso nos leva a ver que as pessoas agem intuição, pois as que usam mais o razão não se deixam influenciar pelo grupo. Uma organização que qualifica, que ajuda no crescimento do colaborador pode estar se blindando quanto a influencia das “lideranças negativas” e fazendo com que a equipe fique mais coesa.
Hoje a organização é uma parte muito importante da vida de seu colaborador, pois ajudam a moldar comportamento de seus colaboradores, se a empresa cobrar por produtividade ela vai ter produtividade, pois o colaborador vive muito mais a organização do que sua própria família.
A organização tem que incentivar as inovações, com benefícios e com recompensas sendo assim o grupo ou a equipe ira trabalhar para inovar e enxugar processos e economizar recursos.
Mas tudo isso só é possível com a organização proporcionando, um bom clima organizacional, um bom ambiente de trabalho e um bom planejamento da empresa.
O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Isto quer dizer que o Comportamento Organizacional analisa a relação das pessoas em seu ambiente de trabalho, como interagem com grupo que convivem, e o que esse comportamento afeta no desempenho destas organizações.
Para o estudo do comportamento organizacional o apoio de várias ciências socias, é um processo fundamental para sua melhor compreensão. E a contribuição destas disciplinas: a psicologia, a sociologia a antropologia e as ciências políticas nos ajudam a melhor entender as relações organizacionais.
Comparando as definições de Comportamento Organizacional o autor Eduardo Soto nos mostra em seu livro: O Impacto das Emoções que o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações e usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento que normalmente se fariam somente com a intuição e se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e organizações. Para efetuar o estudo em questão os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.
Outro autor Andrew J. Dubrin nos traz em seu livro Fundamentos de Comportamento Organizacional, a idéia de que é o estudo do comportamento humano no local de trabalho e a interação entre as pessoas e a organização em si e suas principais metas são : explicar, prever e controlar o comportamento, enfatiza também que refere-se ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo. E para isso os especialistas precisam coletar informações sistematicamente, conduzir pesquisas para melhor entendimento do contexto, freqüentemente são usados três métodos de coleta de dados que são: pesquisas (normalmente questionários), entrevistas e observação direta de comportamento. Quatro métodos largamente usados também são o estudo de casos, experimentos de laboratórios, experimentos de campo meta análises.
Conforme vimos anteriormente com os dois autores acima o estudo do comportamento humano nas organizações tem o papel de extrema importância para os indivíduos, tanto para o aprimoramento da eficiência organizacional como para o crescimento pessoal de seus colaboradores e está em constante busca de novas oportunidades para sua auto-realização e desenvolvimento.
Segue comparativo de sistemas aberto e fechado:
SISTEMAS ABERTOS:
* Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de inúmeras entradas e saídas;
* São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio;
* Mantém um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto organização;
* O modelo de sistema aberto é um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos.
* É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes;
SISTEMAS FECHADOS:
* Não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda, pois são herméticos à toda influência ambiental;
* Não recebem influência do ambiente, nem influenciam o ambiente;
* Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora;
* Tal denominação é dada aos sistemas, cujo comportamento é determinístico e programado para operar com pequeno e conhecido intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente;
* São sistemas mecânicos como máquinas e equipamentos;
3- Capitulo 2
Pesquisa sobre INOVAÇÃO
• Como você vê o progresso da inovação nas Organizações brasileiras?
Na opinião da maioria das pessoas as Organizações brasileiras não são muito inovadoras, muitas delas foram montadas para somente produzirem com recursos
...