Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GraziRob • 11/3/2014 • 2.945 Palavras (12 Páginas) • 203 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ETAPA 01 – Passo 1
O Comportamento Organizacional é o estudo que analisa as atitudes do ser humano ou grupos, e o que sua estrutura pessoal tem sobre o comportamento dentro das organizações, com a finalidade de utilizar esses conhecimentos para promover a melhoria da eficácia organizacional e de vida social, trazendo mais harmonia nas áreas, mais bem estar para os funcionários e ajudando nas suas vidas pessoais, sabendo informar a diferença de atitudes e elaborações dentro e fora do ambiente de trabalho separando as vidas.
Trata-se de uma ideia de especialidade com o conhecimento. Ele estuda três tipos de comportamentos nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as informações, atitudes, realizações, para fazer com que as organizações e seus respectivos fundantes trabalhem com mais efetividade, mais interação e mais resultados produtivos e sistêmicos para trazer mais competitividade de negociação, empreendedorismo, administração e mudanças positivas para sua continuidade no mercado, pensando nos propósitos futuros com as aplicações realizadas hoje.
Para resumir essas definições, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo e atitudes que os representantes têm dentro das suas organizações e de como o comportamento ajuda e afeta no desempenho dessas empresas. Como o estudo é voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, aplica-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e grupal, administração e liderança, comportamento e resultado, qualidade e controle.
PENSAMENTO SISTÊMICO
Passo 2.
Existe uma discussão relevada que confronta uma nova visão, que tende a superar o preconceito ou excesso de racionalismo.
O avanço tecnológico vem trazendo muita desigualdade financeira de classes. De que serve a tecnologia se ainda existe muita desigualdade?
A visão sistêmica não pode ser tratada nem trabalhada individualmente.
Sistema pode ser definido como um todo que se reúne para alcançar um objetivo. O ser humano é o fator essencial para contribuir com as qualidades e os “pensamentos sistêmicos” oferecidos, com atitudes para mudar o bem estar, o bem a sua volta e pensando futuramente.
Se o ser humano não souber ser o seu administrador, ele não conseguirá viver em sociedade amigavelmente, como citado no artigo da Prof. Msc. Sonia M. Soares R. Pereira:
“O rapaz responde: — Não será o mau humor dele que vai estragar o meu dia. O comportamento inadequado dele não vai influenciar o meu, pois quem me administra sou eu. A minha educação não depende da dele.“ ¹
A falta de educação, de ensino e mau humor domina as pessoas a tal ponto de descontarem seus problemas no próximo, como se o outro fosse culpado da sua falta de administração pessoal.
O pensamento sistêmico engloba ter atitudes racionais, comunitárias e pensamentos positivos para melhoria de todos a sua volta, em todos os lugares e setores como empresas, organizações e convivências familiares.
Porque devemos pensar de forma sistêmica?
Para se tornar um líder, não precisa obviamente nascer com o poder da liderança, precisa ser sábio aprender o ouvir e analisar situações adequadas.
Muito lideres esquecem que toda ação leva á uma reação, fazer planejamentos sem analisá-los os levará a ter consequências das quais não saberá agir como líder e sim agir como um aprendiz que não tem reação para impor problemas e dificuldades. Por isso ter a visão sistêmica da situação mudará seus atos. Ajudará a pensar e analisar, construir novas formas de ação, realizar trabalhos em parceria.
É Fundamental, para nos abrir caminhos para novas oportunidades.
O LÍDER NA GESTÃO DE MUDANÇAS
A mudança está constante em nossas vidas, sempre precisamos e estamos inovando fazendo novas descobertas, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos, é uma característica da natureza do ser humano.
Para realizar as mudanças devemos planejar e identificar quais as mudanças necessárias. Tendo assim líderes confiantes que fazem as coisas acontecerem e que sabe identificar quais as pessoas mais indicadas para o processo, quais tecnologias e estruturas que devem ser utilizadas e também tendo alguns cuidados para que ela seja feita com sucesso, como criar uma visão da mudança, sua necessidade, seus benefícios, as expectativas e as vantagens que todos poderão vir a ter com ela. Mantendo uma boa comunicação com toda a área da organização mesmo nas áreas que não ocorreram às mudanças ainda.
Algumas pessoas devem receber um preparo especial, pois atuarão como elementos dinâmicos essenciais de mudanças, que são as pessoas que receberão o “poder” para efetuar as mudanças necessárias.
Assim criando etapas e metas, quando atingidas todos comemoram e celebram os resultados dando o reconhecimento do trabalho bem feito.
Através dos bons resultados podemos mostrar a organização e aos funcionários que não precisa ter medo das mudanças. Mas é muito importante que as empresas tenham pessoas com cautelas, pois ajudam a manter coerência e continuidade nos processos. Mas é preciso também que existam os inovadores, os empreendedores, aqueles visionários que estão sempre procurando o que é novo. Por isso que é de extrema importância na gestão de mudanças, líderes capazes que gostam de correr riscos e que fazer acontecer para obter resultados.
PERSONALIDADE E MOTIVAÇÃO
ETAPA 02
Á baixo veremos algumas questões:
No que consiste o conceito de Inovação?
O Conceito de Inovação consistem em termos pessoas capazes de fazer a diferença da forma que ela é aplicada, inovação é explorar novas ideias para o sucesso pretendido.
Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?
Para que a inovação seja implantada os empreendedores e suas respectivas empresas precisam ser racionalistas, pensar com clareza, entender a dinâmica do conceito, traçar metas e seguir rigorosamente suas estatísticas.
...