Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaballa • 25/3/2014 • 2.361 Palavras (10 Páginas) • 264 Visualizações
Anhanguera Educacional – Unidade Jacareí
Curso Administração – 3º Semestre
ATPS – Processos Administrativos
Karin de Souza – RA: 6452324118
Marília Souza Leitão – RA: 1299511827
Atividades Práticas Supervisionadas
Kely Cristina
Jacareí, 01 de Abril de 2014
Trabalho para aprimoramento de aprendizagem da Faculdade Anhanguera de Jacareí, referente ao curso de Administração de Empresas período 3, apresentando a Atividade Pratica Supervisionada de Processos Administrativos ministrado pela professora Kely Cristina.
Sumário
1.1 Introdução
1.2 Planejamento da ação empresarial
1.3 Comparação de dois autores em definição de Comportamento Organizacional
1.4 Quadro Comparativo Sistemas abertos e Fechados
1.5 Conceito de Visão Sistêmica
1.6 Conceito de Mudança
1.7 Resumo da pesquisa sobre Conceito de Inovação
1.8 Inovação
1.9 Inovações Tecnológicas
1.10 Personalidade e Motivação
1.13 Processos Motivacionais
1.14 Conclusão de personalidade, motivação e processos motivacionais
1.15 Comparação de liderança
1.16 Comparação de trabalho em equipe
1.17 Fatores que fracassam a liderança
1.18 Comparação de trabalho em equipe, liderança e seus fracassos
1.19 Definição de percepção, comunicação e administração
1.20 Conclusão
1.21 Referências
1.1 Introdução
Planejamento é o esforço para diminuir o caos que se instalam quando inúmeras atividades concorrem na realização de um intento.
É um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito, definindo assim, o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia dos projetos e processos decorrentes.
1.2 Planejamento da ação empresarial
• Quais as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
• O conceito de empresa, de gestor e empresário?
• Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
• O que é missão, visão e valores organizacionais?
Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivos, mesmo com alguma alteração de regra do mercado. Resiliência e conhecimento multidiciplinar estão entre os atributos essenciais para que o gestor estratégico de uma grande empresa possa aguentar o tranco.
Bons líderes não sofrem com pressão, porque sabem que isso é parte do jogo.
O conceito de empresa, segundo Crepaldi (1998) uma empresaé uma associação de pessoas para exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas em geral a obtenção de lucros.
Segundo Cassaro (1999) coloca uma empresa uma entidade jurídica tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e atendimento das necessidades sociais. O gestor tem como conceito para o planejamento empresarial o funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informações relevantes.
Sendo gestor alguém pertencente a organização e a quem compete a execução de tarefas confiadas a gestão torna-se um conceito que o identifique.
Conceito de empresário nada mais é do que o exercente das atividades da empresa. De acordo com Guitton (1961), o empresário é aquele que detém as propriedades dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.
E não pode se esquecer neste leque de informações do planejamento a missão, visão e valores de uma empresa que tem como conceito o detalhamento da razão e ser da empresa, ou seja, é o porque da empresa.
Segundo o consultor Sérgio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está a tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo consultor, toda missão deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Já na visão, é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada a caminho que se pretende percorrer uma proposta do que empresa deseja ser a médio ou longo prazo e ainda de como ela espera ser vista por todos.
Incidem os valores nas convicções que fundamentam às escolhas por um modo de conduta tanto de indivíduo quanto em uma organização.
Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que
...