Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ajp1980 • 22/4/2013 • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 573 Visualizações
Definição de Comportamento Organizacional
É o estudo do comportamento humano dentro das organizações levando em conta variáveis como: a estrutura, o ambiente de trabalho, a cultura da organização, as habilidades interpessoais, com o objetivo de tornar a organização mais eficiente, eficaz e efetiva.
Derek Pugh define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
E John Ivancevich define Comportamento Organizacional como: “O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”
Sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional
Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo.
Dentro de uma organização nós temos varias áreas de conhecimento, e essas áreas de conhecimento apresentam sistemas e subsistemas.
Existem dois tipos de sistemas:
- Sistemas abertos que são aqueles que sofrem influência do meio em que estão inseridos
- Sistemas fechados que não sofrem influência alguma.
Veja o quadro comparativo abaixo:
SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS
- sistemas auto-reguláveis. Ex: as chamas e os rios - sistemas estáticos. Ex: os mapas da terra ou do sistema solar.
- vida vegetal. Ex: raízes, folhas, sementes. - sistemas dinâmicos simples. Ex: o relógio.
- reino animal - sistemas cibernéticos simples. Ex: o termostato.
- ser humano
- organização social
HANIK,F. Guia Moderno da Administração. Rio de Janeiro: Forense, 1965, p. 9.
BOULDING,K. General Sistem Theory: The Skeleton of a Sience. 1965.
CAPITULO 2
Inovação
O conceito de inovação é bastante variado dependendo, principalmente da sua aplicação. Basicamente inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias.¹
Diante desse conceito foram elaboradas 02 (duas) perguntas sobre inovação que foram aplicadas na forma de pesquisa a 27 (vinte e sete) pessoas de diferentes faixas etárias, e diferentes organizações.
A entrevista relata claramente que a inovação no trabalho é fundamental, porem pode-se perceber que cada faixa etária busca maneiras diferentes de inovar. Os mais jovens afirmam em “ferramentas” de inovação como melhor caminho da mudança e mais significativa foi a informatização no sistema. Enquanto o mediano, somente diz que a inovação deve ser constante, e não propõe nenhuma melhoria. Quando foram questionados sobre uma mudança ocorrida na empresa citaram a setorização como melhoria . Por sua vez a maior idade, respondem no geral, sobre o ponto de vista da organização e das pessoas. Citaram informatização. A informática é hoje em dia, um meio de inovação, com um custo mais elevado porem com alta produtividade e comodidade aos colaboradores.
A palavra inovação relaciona-se ao ato de inovar, ao ato de fazer algo novo. Uma das dimensões na qual a palavra inovação aparece com maior frequência é a relacionada à produção de novos produtos ou processos intensivos em conhecimento. Esta dimensão guarda relação com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos, razão pela qual se utiliza o termo Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para descrever os principais elementos que caracterizam o processo dinâmico que está impactando profundamente a economia, a sociedade e o meio-ambiente.
Segundo pesquisadores e lideres empresarias o nosso país tem pessoas qualificadas e pesquisas científica com conteúdo. Porém sem o ambiente adequado para o desenvolvimento não conseguirá transformar o conhecimento em realizações concretas. Ainda segundo os pesquisadores mesmo usando os modelos de inovação de outros países seria difícil implantar no Brasil um sistema de inovação adequado.
A literatura sobre inovação tem em sua fundação as contribuições de Schumpeter (1912,1939,1942), e em especial sua tentativa de teorização da relação entre inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.
O crescimento da economia é visto como um processo dinâmico que depende tanto da geração e uso das inovações, quanto dos processos de difusão das mesmas. Os avanços - produtivos, tecnológicos, organizacionais, institucionais, etc. - resultantes de processos inovativos são tomados com fator básico na formação dos padrões de transformação da economia e de seu desenvolvimento no longo prazo.
CASSIOLATO J. E., LASTRES.H. M. M., Inovação e sistemas de inovação. Revista Eletronica de Comunicação Informação & Inovação e Saúde. Rio de Janeiro, Edição de Janeiro e Junho 2007.
FUCK, Marcos Paulo e VILHA, Anapatricia Morales, Inovação Tecnológica: Da definição à ação. REVISTA CONTEMPORANEOS 2011/2012
Capitulo 3
Grupos
Podemos dizer que grupo é um conjunto de pessoas que se organizam para partilhar objetivos comuns e contam umas com as outras, e não há nos dias de hoje como ficar fora de algum tipo de grupo.
O comportamento de uma pessoa é afetado pelo comportamento dos grupos, quando essa interage com outras pessoas do grupo, pois ela acaba recebendo influência e influenciando o comportamento dos outros.
O funcionamento dos grupos serve de elo de ligação entre o comportamento organizacional como um todo e o comportamento individual, e pode contribuir de forma positiva ou negativa para o alcance dos objetivos.
SPECTOR, 2005 define grupo como: duas ou mais pessoas interagindo umas com
...