Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pri_pri • 30/3/2014 • 835 Palavras (4 Páginas) • 320 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nas organizações, compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais.
“A comunicação é processo gerador de comportamento organizacional e o resultado da interação simbólica entre os membros da organização, o que implica que uma das suas competências seja promover e gerir a criação de significados simbólicos nas organizações.” (Ricardo, 2006:1)
Segundo (cf. Robbins, 1992) O ser humano tem uma taxa média de comunicação na ordem dos 70% do seu tempo: falando, escrevendo, lendo, ouvindo, pelo que este processo se torna num dos processos mais importantes para o funcionamento em sociedade e mais particularmente para o sucesso pessoal e organizacional, medindo-se este no grau de eficiência e eficácia com que se conseguem atingir os objetivos definidos.
Basicamente podemos definir que eficiência trata de como fazer, não do que fazer, trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir.
A eficiência é relacionada ao nível operacional e a eficácia é relacionada ao nível tático.
DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO 1 – Definição de Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano que está diretamente ligado a todos os setores de uma empresa. Tentando chegar a um melhor desempenho na produtividade, reduzindo assim a rotatividade na organização.
“Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto de indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.“ Stephen P. Robbins em Comportamento Organizacional 11° Edição pag. 6
Definição segundo John A. Wagner III e John R. Hollenbeck em Comportamento Organizacional, Criando vantagem competitiva Editora Saraiva pag. 6 Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontra-se três considerações importantes:1) O CO enfoca comportamento observáveis, tais como conversas com amigos do trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.2) O CO estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto membros de unidades sociais maiores.3) O CO também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
Nos dois casos trata-se de estudos voltados aos indivíduos pertencentes à organização. Stephen P. Robbins é mais sucinto, dizendo apenas que o propósito final é a ter uma melhora na eficácia organizacional. Já A. Wagner III e John R. Hollenbeck trata do caso com mais profundidade salientando algumas considerações importantes, como o foco no comportamento interno e externo e o comportamento tanto como indivíduos quanto membros de unidades sociais.
...