Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valmirlima123 • 30/3/2014 • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
OBJETIVO DO DESAFIO:
Toda empresa tem sua própria cultura organizacional, Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, o Comportamento organizacional é um estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento continuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a rotatividade de talentos e promover engajamento e harmonia entre os investidores. Normalmente os Headhunter´s fazem sua busca no mercado e selecionam profissionais com o perfil da empresa e assim harmonizar seu clima interno.
SISTEMA FECHADO
Quando se fala em sistema fechado, pode-se ter a idéia da ausência de Comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente no qual a organização estáinserida.
Santaella e Vieira analisam que a interação entre o sistema e o seu ambiente
Permite trocas energéticas e entrópicas elevam o sistema a internalizar informações, desde diversidadematerial e energética (os níveis de energia de um átomo; reservas de vitaminas ou gorduras em sistemas vivos, etc.) até diversidade sígnica(conhecimento, competência, talento, etc.) de vários tipos (2008, p.34).
Retomando os conceitos de sistema fechado e sistema aberto e a idéia da ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente (sistema fechado), Santaella e Vieira (2008, p. 33) chamam a atenção para um terceiro conceito qual seja o de sistema isolado, cujos elementos perdem contato com o ambiente.
SISTEMAS ABERTOS
Santaella e Vieira (2008, p. 33-82) afirmam que sistemas abertos são aqueles que trocam matéria, energia e informação com outros, diferentemente dos sistemas fechados. Os autores relatam que todos os sistemas são abertos em algum nível, já que em algum momento ocorre uma interação com o ambiente e, por conseqüência, uma absorção de informação desse ambiente.
Quadro Comparativo do Sistema Aberto e Sistema Fechado
AUTOR SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.: máquinas, relógio.
Mariotti Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente.
Morin Há fonte energética e material com o exterior. Não há fonte energética nem material com o exterior. Ex.: pedra.
Santaella e Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca energia e informação com o ambiente.
Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato.
Conceito de Inovação
A inovação se faz necessária, já que por meio dela é possível reinventar seu negócio de modo a torná-lo mais competitivo e atraente para os clientes.Porém, de que se trata efetivamente este tão falado conceito de inovação?
Há muitas definições para o termo. Uma das mais marcantes veio de Ron Johnson, vice-presidente de varejo da Apple:
“Inovação é a fantástica intersecção entre a imaginação de alguém a realidade”.
Da mesma forma que existem diferentes valores oriundos do ato de inovar, há também variadas formas de fazer com que esta inovação seja realizada. Já vimos que ela pode acontecer em produtos, serviços, processos internos ou externos. Conheça agora as mais utilizadas pelas empresas de acordo com as seguintes categorias:
Por atores envolvidos
Inovação aberta – Trata-se da inovação desenvolvida por meio de parcerias, compras ou licenciamento de processos de inovação, como patentes, entre diferentes organizações como empresas, universidades e indústrias.
Inovação fechada – Processos de inovação desenvolvidos dentro de uma organização, sem apoio externo.
Por intensidade
Inovação disruptiva – É a inovação que, por seu impacto, com o passar do tempo mude a trajetória do mercado no qual está inserida.
Inovação incremental – Consiste em avanços não necessariamente grandes em tecnologias, produtos, processos ou serviços conhecidos.
Inovação radical – Processo de inovação profundo que demanda novas maneiras de compreensão de um produto, serviço, processo ou modelo de negócio.
EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES
Incentivo a inovação empresarial- CASE: FLEX I9
A multinacional Flextronics, unidade Sorocaba anos atrás seu departamento de recursos humanos criou o Flex I9, que o colaborador poderia criar seu projeto de inovação que gerasse: Economia, facilidade em processos, melhoria ao trabalhador dentre outras, mas o foco principal era a idéia inovadora, todas as idéias que fossem aplicadas, o grupo era premiado, sempre decorrente ao tamanho do impacto da inovação.
A empresa teve uma aceitação maciça de todos os setores, desde a produção até gerencial. Foram mais de 500 grupos formados sempre de 5 colaboradores cada, seu sistema era similar a um KAISEN.
Utilizando o mesmo principio, uma organização poderia fazer benchmarking do case acima e aplicar – lá.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A cada minuto algo novo surge no cenário mundial, vamos
...