Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: garcianatalya • 31/3/2014 • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 232 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste projeto abordaremos a importância do comportamento organizacional para o controle do comportamento humano dentro das organizações, e seus conceitos, o impacto da inovação como diferencial no desenvolvimento empresarial, os sistemas e suas relevâncias, e a comunicação em si.
CAPITULO 1
DEFINIÇÃO DE CO (Comportamento Organizacional)
O CO (comportamento organizacional) consiste no estudo do comportamento da equipe/empresa, em um total, notificando o impacto de seu comportamento direto com a produtividade e resultados de tal instituição/ empresa. Aonde também seu maior intuito é o de promover a cidadania organizacional.
Sendo assim seu propósito maior é estudar o individuo para saber enfim quais atitudes acarretaram para tais acontecimentos e/ou fatos. A explicação de tal é de extrema importância, pois a partir dela podemos fazer o uso da previsão, o que nada mais é que, o cuidado com os acontecimentos futuros. Tendo em mente que o Controle, além de ser um dos passos mais difíceis, pois existe uma extrema dificuldade em definir qual será o comportamento do individuo em diferentes ambientes e situações, é também o mais importante para estar proporcionando a eficácia dos resultados.
Tendo também como características aplicadas, a incorporação de conceitos de psicologia, sociologia, administração, entre outras. Combinando desenvolvimento técnico com o aprendizado natural (habilidades interpessoais) de cada individuo. Associando tudo isso ao alcance da satisfação e eficiência do trabalho.
Os principais benefícios e desafios do trabalho do CO são: o alcance da produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa. Enfatizando e melhorando as habilidades humanas, operando direto em trabalhos para melhor motivação, satisfação com o trabalho e eficiência, tudo isso resultando em desempenho acima do esperado. Trabalhando juntamente com as diversidades que o individuo enfrenta no campo de trabalho, tais como: raça, deficiências físicas, idosos, e homossexuais. Aprendendo também a trabalhar com o multiculturalismo. Motivando a mudança, o que na maioria das vezes vem a ser um dos maiores problemas nas grandes empresas devido à dificuldade com a adaptação de algumas partes. CO ofereci dicas para adaptação a mudança, juntamente com técnicas para a motivação de tal. Levando sempre em mente que a inovação é uma chave mestre perante o sucesso da organização. Ajudando também os colaboradores a alcançarem o equilíbrio necessário para uma vida pessoal e profissional de amplas oportunidades e sucesso. CO dispõe de diversas sugestões para o bom funcionamento e melhor atuação de ambas as partes. Fortalecimento dos colaboradores (Emporwement).
No geral, criando um clima eticamente saudável, no qual seus colaboradores possam trabalhar juntos com o esforço necessário e menores implicações no dia a dia possível, para alcançarem como equipe, o êxito em todo o trabalho que for executado.
STEPHEN P. ROBBINS
Para Stephen, o comportamento organizacional é um campo de estudos, onde são aplicados os conhecimentos obtidos sobre as pessoas e os grupos, tendo em vista os efeitos que tais aplicam sobre o ambiente, tornando-o então mais eficaz. (livro: Comportamento Organizacional Livro texto 133)
SORGE
Já Sorge, define CO como um corpo interdisciplinar de conhecimento e pesquisa visando então o comportamento das pessoas dentro das organizações, que para ele é onde os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma. É também aonde podemos tomar conhecimento da razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e para que fins/propósito elas servem. (livro: Comportamento Organizacional Livro texto 111 pág. 28)
SISTEMA ABERTO E FECHADO
O sistema aberto é uma junção de elementos que entram em interação e intercambio incessante com o ambiente. A empresa se ajusta e se adapta para sobreviver às constantes e necessárias mudanças, inovando então seus mercados, estruturas, técnicas, etc. O sistema aberto é capaz de crescer, mudar e se desenvolver.
Já o sistema fechado, não apresenta nenhum um tipo de interação com qualquer que seja seu ambiente, porem também não sofre nenhum tipo de influencia exterior. Não recebem e enviam nada para fora.
CAPITULO 2
PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO
O que você entende sobre o conceito de inovação no mundo atual?
NOME: Rogério Tottene (Empresário)
OPNIÃO: É algo que se renova, é uma novidade, uma criação diferente e com custo econômico menor.
IDADE: 39
NOME: Anice Ponticelli (Empresária)
OPNIÃO: Inovar vai além da criatividade de pensar coisas novas, fazer coisas novas, melhorar uma ideia.
IDADE: 37
NOME: César José da Silva (Artesão)
OPNIÃO: Inovar é criar, melhorar meu produto de alguma forma, para aumentar as vendas, mas sem desmunir a qualidade.
IDADE: 43
NOME: Marcos Pirani (Funcionário publico)
OPNIÃO: é pegar algo já criado e dar melhorias para o produto ou novas ideias.
IDADE: 29
NOME: André Ricci (Metalúrgico)
OPNIÃO: Na minha empresa optei por maquinário moderno, para melhorar meu produto, isso para mim é inovação.
IDADE: 31
NOME: Erika Faggion (Policial militar)
OPNIÃO: grande importância em todos os aspectos. Precisamos sempre inovar para crescermos e atingimos nossos objetivos
IDADE: 27
NOME: Guilherme Zazeri (Empresário no ramo de informática)
OPNIÃO:
...